Physics teaching in Higher Education in the light of Pedagogical Innovation

a systematic review of the national literature

Authors

  • Anthony Renan Brum Rodrigues Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Bagé/RS – Brasil
  • Ynara Maidana de Vargas Farias Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Bagé/RS – Brasil
  • Natali Gonçalves Gomes Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Bagé/RS – Brasil
  • Lisete Funari Dias Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Bagé/RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.488-508.3196

Keywords:

Physics teaching, higher education, pedagogical innovation

Abstract

The present research aims to analyze, in the light of pedagogical innovation, what the national scientific literature presents on the Physics Teaching in Higher Education. The research question is: how does the Physics Teaching in Higher Education present itself in the national scientific literature? A bibliographic and exploratory research was chosen, obeying, however, the procedural steps of the systematic literature review. Three scientific research indexes were used: SciELO, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES and Portal OasisBR. Scientific papers, monographs, dissertations and theses were considered. After reading the abstracts of each study, those that met in the inclusion and exclusion criteria were selected; thus, 20 studies were selected and three thematic categories were created based on the similarity of subjects. The results bring the innovative perspective in different points of view, contemplating a Physics Teaching seen from different scenarios: using active methodologies; the search to overcome the evasive rates; and the fundamental role of experimental classes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Anthony Renan Brum Rodrigues, Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Bagé/RS – Brasil

Mestre em Ensino pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Bagé. Licenciado em Ciências da Natureza pela UNIPAMPA - Campus Uruguaiana. Foi bolsista pesquisador pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foi Bolsista Residente pelo Programa Residência Pedagógica da CAPES. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo PIBIC/CNPq e bolsista de pesquisa e de extensão pelo PDA/UNIPAMPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-aprendizagem, atuando, principalmente, nos seguintes temas: neurociência aplicada à educação, inovação pedagógica, aprendizagens ativas, educação em ciências e docência do ensino superior.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1904141626106685

Ynara Maidana de Vargas Farias, Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Bagé/RS – Brasil

Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGMAE) através da Universidade Federal do Pampa, Unidade Bagé. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Bagé, com formação em Design Gráfico, SENAC e técnico em Administração. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em práticas de Letramentos Sociais e Ensino/Aprendizagem. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados à Educação: Linguagens e Letramentos pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, e membro do Grupo de Pesquisa Philos Sophias através da Universidade Federal do Pampa. Participou do movimento Festa Literária das Periferias (FLUP): Uma Revoluação Chamada Carolina, 2020. Co-fundadora do coletivo negro HistoriAFROgrafia e do Epaço de Desenvolvimento Infantil Novo Mundo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1681249402549342

Natali Gonçalves Gomes, Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Bagé/RS – Brasil

Mestra em Ensino pela Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé no Programa de Pós Graduação em Ensino. É especialista em Gestão de Currículo na Formação Docente pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) Unidade Bagé. Formada no Curso Normal (Magistério) pela Escola Estadual de Educação Básica Professor Justino Costa Quintana. Possui experiência com ênfase na educação há aproximadamente dez anos, já atuou na rede municipal de ensino na área da Educação Infantil, estágio profissional na Escola Presidente Emílio Garrastazu Médici Fundação Bradesco e também já atuou como bolsista da CAPES de iniciação á docência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á docência (Pibid-Pedagogia). Atualmente é professora na rede privada de ensino.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9805992622003869

Lisete Funari Dias, Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Bagé/RS – Brasil

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), Licenciada em Física pela Universidade Federal de Pelotas (2006). É professora adjunta da Universidade Federal do Pampa e Professora do quadro permanente do Mestrado Acadêmico em Ensino da Unipampa. Tem desenvolvido pesquisas e trabalhos na área de ensino, com ênfase em ensino de Ciências; políticas educacionais de currículo, formação inicial, formação continuada de professores; análise e produção de materiais didáticos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5738457184189921

Published

2024-07-29

How to Cite

RODRIGUES, A. R. B.; FARIAS, Y. M. de V.; GOMES, N. G.; DIAS, L. F. Physics teaching in Higher Education in the light of Pedagogical Innovation: a systematic review of the national literature. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 2, p. 488–508, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.488-508.3196. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3196. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas