O ensino de Física na Educação Superior à luz da Inovação Pedagógica
uma revisão sistemática da literatura nacional
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.488-508.3196Palavras-chave:
Ensino de Física, ensino superior, inovação pedagógicaResumo
A presente pesquisa apresenta como objetivo analisar, à luz da inovação pedagógica, o que a literatura científica nacional apresenta sobre o ensino de Física na Educação Superior. Como questão de pesquisa, tem-se: como o ensino de Física na Educação Superior se apresenta na literatura científica nacional? Optou-se por uma pesquisa bibliográfica e exploratória, obedecendo os passos procedimentais da revisão sistemática de literatura. Utilizou-se três indexadores de pesquisas científicas: SciELO, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e Portal OasisBR. Foram considerados artigos científicos, monografias, dissertações e teses. A partir da leitura dos resumos de cada estudo, selecionou-se aqueles que contemplavam os critérios de inclusão e exclusão; assim, 20 estudos foram selecionados e criaram-se três categorias temáticas oportunizadas pelos assuntos em semelhança. Os resultados trazem a perspectiva inovadora em diferentes vieses, contemplando um Ensino de Física visto de diferentes cenários: utilizando metodologias ativas; a busca pela superação dos índices evasivos; e o papel fundamental das aulas experimentais.
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