La enseñanza de la Física en la Educación Superior a la luz de la Innovación Pedagógica

una revisión sistemática de la literatura nacional

Autores/as

  • Anthony Renan Brum Rodrigues Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Bagé/RS – Brasil
  • Ynara Maidana de Vargas Farias Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Bagé/RS – Brasil
  • Natali Gonçalves Gomes Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Bagé/RS – Brasil
  • Lisete Funari Dias Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Bagé/RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.488-508.3196

Palabras clave:

Enseñanza de la Física, educación superior, innovación pedagógica

Resumen

La presente investigación tiene como objetivo analizar, a la luz de la innovación pedagógica, lo que la literatura científica nacional presenta sobre la enseñanza de la Física en la Educación Superior. Como pregunta de investigación, se tiene: ¿cómo se presenta la enseñanza de la Física en la Educación Superior en la literatura científica nacional? Se optó por una investigación bibliográfica y exploratoria, siguiendo los pasos procedimentales de la revisión sistemática de la literatura. Se utilizaron tres indexadores de investigaciones científicas: SciELO, Catálogo de Tesis y Disertaciones de la CAPES y Portal OasisBR. Se consideraron artículos científicos, monografías, disertaciones y tesis. A partir de la lectura de los resúmenes de cada estudio, se seleccionaron aquellos que contemplaban los criterios de inclusión y exclusión; así, se seleccionaron 20 estudios y se crearon tres categorías temáticas oportunizadas por los temas en similitud. Los resultados muestran la perspectiva innovadora en diferentes enfoques, contemplando una Enseñanza de la Física vista desde diferentes escenarios: utilizando metodologías activas; la búsqueda de superar los índices de evasión; y el papel fundamental de las clases experimentales.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anthony Renan Brum Rodrigues, Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Bagé/RS – Brasil

Mestre em Ensino pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus Bagé. Licenciado em Ciências da Natureza pela UNIPAMPA - Campus Uruguaiana. Foi bolsista pesquisador pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Foi Bolsista Residente pelo Programa Residência Pedagógica da CAPES. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo PIBIC/CNPq e bolsista de pesquisa e de extensão pelo PDA/UNIPAMPA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-aprendizagem, atuando, principalmente, nos seguintes temas: neurociência aplicada à educação, inovação pedagógica, aprendizagens ativas, educação em ciências e docência do ensino superior.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1904141626106685

Ynara Maidana de Vargas Farias, Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Bagé/RS – Brasil

Mestranda em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGMAE) através da Universidade Federal do Pampa, Unidade Bagé. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Bagé, com formação em Design Gráfico, SENAC e técnico em Administração. Bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em práticas de Letramentos Sociais e Ensino/Aprendizagem. Integrante do Grupo de Pesquisa e Estudos Integrados à Educação: Linguagens e Letramentos pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, e membro do Grupo de Pesquisa Philos Sophias através da Universidade Federal do Pampa. Participou do movimento Festa Literária das Periferias (FLUP): Uma Revoluação Chamada Carolina, 2020. Co-fundadora do coletivo negro HistoriAFROgrafia e do Epaço de Desenvolvimento Infantil Novo Mundo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1681249402549342

Natali Gonçalves Gomes, Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Bagé/RS – Brasil

Mestra em Ensino pela Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé no Programa de Pós Graduação em Ensino. É especialista em Gestão de Currículo na Formação Docente pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) Unidade Bagé. Formada no Curso Normal (Magistério) pela Escola Estadual de Educação Básica Professor Justino Costa Quintana. Possui experiência com ênfase na educação há aproximadamente dez anos, já atuou na rede municipal de ensino na área da Educação Infantil, estágio profissional na Escola Presidente Emílio Garrastazu Médici Fundação Bradesco e também já atuou como bolsista da CAPES de iniciação á docência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á docência (Pibid-Pedagogia). Atualmente é professora na rede privada de ensino.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9805992622003869

Lisete Funari Dias, Universidade Federal do Pampa – Unipampa, Bagé/RS – Brasil

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), Licenciada em Física pela Universidade Federal de Pelotas (2006). É professora adjunta da Universidade Federal do Pampa e Professora do quadro permanente do Mestrado Acadêmico em Ensino da Unipampa. Tem desenvolvido pesquisas e trabalhos na área de ensino, com ênfase em ensino de Ciências; políticas educacionais de currículo, formação inicial, formação continuada de professores; análise e produção de materiais didáticos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5738457184189921

Publicado

2024-07-29

Cómo citar

RODRIGUES, A. R. B.; FARIAS, Y. M. de V.; GOMES, N. G.; DIAS, L. F. La enseñanza de la Física en la Educación Superior a la luz de la Innovación Pedagógica: una revisión sistemática de la literatura nacional. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 2, p. 488–508, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.488-508.3196. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3196. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas