Colaboração entre crianças com uso de tecnologias digitais

uma experiência a partir da teoria da cognição distribuída

Autores

  • Vanessa Dantas Vieira Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina/PR - Brasil
  • Diene Eire de Mello Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina/PR – Brasil
  • Dirce Aparecida Foletto de Moraes Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina/PR – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.626-641.3270

Palavras-chave:

colaboração, tecnologias digitais, cognição distribuída, aprendizagem, crianças

Resumo

Este estudo tem o propósito de refletir acerca dos processos de colaboração com utilização de tecnologias digitais como mediadoras das cognições e da aprendizagem de crianças. Utilizamos como fundamentação teórica a Cognição Distribuída, a qual articula-se sob as bases de uma construção histórica e cultural devido a importância do ambiente social para a atividade cognitiva. A pesquisa foi desenvolvida mediante uma proposta de abordagem qualitativa, de natureza exploratório-explicativa, com a metodologia de pesquisa-ação. Os dados foram coletados por meio de observação participante, entrevistas e narrativas produzidas em diário de pesquisa. O trabalho desenvolvido consistiu na elaboração de história em quadrinhos com o uso do software HagáQuê. O processo se deu em uma escola pública com crianças do 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os resultados revelam que durante o uso do computador, no desenvolvimento da história em quadrinhos, as cognições foram distribuídas mediante interação, conflito cognitivo, negociação, parceria e contribuição entre as crianças, promovendo novos saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Dantas Vieira, Universidade Estadual de Londrina - UEL, Londrina/PR - Brasil

Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Educação - PPEDU, pela Universidade Estadual de Londrina (2023). Pedagoga, pela Universidade Estadual de Londrina (2020). Especialista em Análise e Educação Ambiental em Ciências da Terra, pela Universidade Estadual de Londrina (2014). Possui graduação em Turismo com Ênfase em Hotelaria, pela Universidade Norte do Paraná (2010). Atua principalmente com os seguintes temas: Educação, Ensino e Aprendizagem; Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na Educação ; Formação de professores ; Escola, Adoção, Família e Instituição de Acolhimento.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7240721111000028

Diene Eire de Mello, Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina/PR – Brasil

Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Graduada em Pedagogia com Mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997). Doutora em Educação pela UEM (2010). Pós doutora em Educação com foco em e-learning pela Universidade Aberta de Portugal (2015). Docente do Programa de pós-graduação em Educação (PPEDU-UEL), com ênfase em formação de professores, educação, tecnologias e aprendizagem e educação a distância. Coordenadora do Grupo de Pesquisa DidaTic. https://ueldidatic.wixsite.com/website. Coordenadora do Curso de Especialização em Docência na Educação Superior (CEMAD- UEL). Coordenadora Institucional do Programa de Desenvolvimento Educacional - Formaçao de professores da Escola Básica - Estado do Paraná.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9692207152022739

Dirce Aparecida Foletto de Moraes, Universidade Estadual de Londrina – UEL, Londrina/PR – Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP/Presidente Prudente (2017). Possui graduação em Pedagogia, pós em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2008).Professora Adjunta da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação, atua como docente na área de Didática, Tecnologia Educacional, Ensino, Aprendizagem, Avaliação da Aprendizagem e Estágio em Docência, nos cursos de graduação de licenciatura e de pós graduação em Docência do Ensino Superior. Docente do Programa de pós-graduação em Educação (PPEDU-UEL), com ênfase em formação de professores, tecnologias digitais e aprendizagem. Participa da Residência Pedagógica. Membro do GEPE/UEL. Líder do Grupo de Pesquisa DidaTic.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8411252065542751

Downloads

Publicado

2023-10-03

Como Citar

VIEIRA, V. D.; MELLO, D. E. de; MORAES, D. A. F. de. Colaboração entre crianças com uso de tecnologias digitais: uma experiência a partir da teoria da cognição distribuída. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 2, p. 626–641, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.626-641.3270. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3270. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas