CÉREBRO, USE-O OU PERCA-O II
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.725Resumo
A Escola Municipal Neli Betemps da cidade de Candiota, em seu turno da noite oferece a comunidade o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) organizado em semestres, a Totalidade 6 é nossa turma de formandos. Nossa escola busca trazer assuntos do cotidiano dos sujeitos percebidos através de discussões realizadas nos primeiros dias de aula, o que nós chamamos de grupos focais, dessas conversas construímos o trabalho coletivo de cada semestre. Durante o segundo semestre de 2014 desenvolveu-se o projeto “Cérebro, use-o ou perca-o!” nas disciplinas da área das linguagens (Português, Espanhol e Arte). O assunto surgiu no início do semestre, a partir do interesse de um aluno que comentou a respeito de alguns livros que havia lido. Partindo daí, os alunos da Totalidade 6 desenvolveram uma pesquisa sobre o cérebro: curiosidades, a sua função, o seu uso, mau uso e as consequências disso. Como manter um cérebro saudável? O que é a Neuróbica? Qual a importância da ingestão de água? Quais os benefícios dos exercícios físicos? A fé faz diferença para o nosso bem estar? Estas são algumas das questões que esta pesquisa responde. Os alunos foram à comunidade pesquisar estas questões e despertaram o interesse dos pesquisados que passaram a refletir a respeito. Este trabalho já foi apresentado no Seminário da EJA de nossa escola, além das feiras de ciências municipal e da UNIPAMPA. Nestas apresentações foi despertado o interesse da comunidade vizinha, onde recebemos o convite de apresentar nossa pesquisa no 2º Seminário da Escola Municipal São Pedro de Bagé. Concluímos que podemos envolver a comunidade em torno de um assunto de saúde pública que por ser interessante faz refletir e repensar a maneira de viver, influenciando as pessoas a mudar seus hábitos, melhorando assim sua qualidade de vida.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.