CÉREBRO, USE-O OU PERCA-O II
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.725Abstract
A Escola Municipal Neli Betemps da cidade de Candiota, em seu turno da noite oferece a comunidade o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) organizado em semestres, a Totalidade 6 é nossa turma de formandos. Nossa escola busca trazer assuntos do cotidiano dos sujeitos percebidos através de discussões realizadas nos primeiros dias de aula, o que nós chamamos de grupos focais, dessas conversas construímos o trabalho coletivo de cada semestre. Durante o segundo semestre de 2014 desenvolveu-se o projeto “Cérebro, use-o ou perca-o!” nas disciplinas da área das linguagens (Português, Espanhol e Arte). O assunto surgiu no início do semestre, a partir do interesse de um aluno que comentou a respeito de alguns livros que havia lido. Partindo daí, os alunos da Totalidade 6 desenvolveram uma pesquisa sobre o cérebro: curiosidades, a sua função, o seu uso, mau uso e as consequências disso. Como manter um cérebro saudável? O que é a Neuróbica? Qual a importância da ingestão de água? Quais os benefícios dos exercícios físicos? A fé faz diferença para o nosso bem estar? Estas são algumas das questões que esta pesquisa responde. Os alunos foram à comunidade pesquisar estas questões e despertaram o interesse dos pesquisados que passaram a refletir a respeito. Este trabalho já foi apresentado no Seminário da EJA de nossa escola, além das feiras de ciências municipal e da UNIPAMPA. Nestas apresentações foi despertado o interesse da comunidade vizinha, onde recebemos o convite de apresentar nossa pesquisa no 2º Seminário da Escola Municipal São Pedro de Bagé. Concluímos que podemos envolver a comunidade em torno de um assunto de saúde pública que por ser interessante faz refletir e repensar a maneira de viver, influenciando as pessoas a mudar seus hábitos, melhorando assim sua qualidade de vida.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.