“SEMEAR NA ESCOLA, COLHER NA VIDA”
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2014.%25p.674Resumo
”O projeto teve início com uma roda de conversa em sala de aula para questionar os alunos sobre o assunto. A maioria disse que semente é algo que se joga fora. Para surpresa geral perceberam o feijão, arroz, pipoca, lentilha, ervilha que eles comem diariamente na Escola. A semente proporcionou questionamentos e descobertas matemáticas muito interessantes desde a roda de conversa bem como durante as atividades proposta tamanha foi à concentração no assunto. Com as contações de historias rechearam o imaginário em busca de respostas de seus questionamentos. Conheceram diversas sementes e sua importância. Plantaram na horta comunitária bem como na sala de aula em vasos e em algodão umedecido personalizando os vasos fazendo arte com as sementes. Realizaram dramatizações e interpretação de textos com a semente em destaque. Construíram livros e jogos desenvolvendo o raciocino matemático. Na área das ciências reconheceram as partes da planta. Relacionaram com o mural da alfabetização os nomes das sementes e das frutas. Degustaram as frutas e todas a s experiências culinárias realizadas em sala de aula. Perceberam que somos criaturas únicas ao observarem os amendoins que apesar de parecerem iguais são todos diferentes e desta forma deram um nome àquele que haviam escolhido e comparado com os demais. As famílias visitaram a sala de aula para prestigiar o trabalho do filho. Realizaram uma amostra na escola para socializar os conhecimentos adquiridos com os demais colegas das outras turmas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.