“SEMEAR NA ESCOLA, COLHER NA VIDA”

Autores/as

  • Emily de Moura
  • Thais Fonseca Radtke
  • Ângela Maria D’ Àvila

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2014.%25p.674

Resumen

”O projeto teve início com uma roda de conversa em sala de aula para questionar os alunos sobre o assunto. A maioria disse que semente é algo que se joga fora. Para surpresa geral perceberam o feijão, arroz, pipoca, lentilha, ervilha que eles comem diariamente na Escola. A semente proporcionou questionamentos e descobertas matemáticas muito interessantes desde a roda de conversa bem como durante as atividades proposta tamanha foi à concentração no assunto. Com as contações de historias rechearam o imaginário em busca de respostas de seus questionamentos. Conheceram diversas sementes e sua importância. Plantaram na horta comunitária bem como na sala de aula em vasos e em algodão umedecido personalizando os vasos fazendo arte com as sementes. Realizaram dramatizações e interpretação de textos com a semente em destaque. Construíram livros e jogos desenvolvendo o raciocino matemático. Na área das ciências reconheceram as partes da planta. Relacionaram com o mural da alfabetização os nomes das sementes e das frutas. Degustaram as frutas e todas a s experiências culinárias realizadas em sala de aula. Perceberam que somos criaturas únicas ao observarem os amendoins que apesar de parecerem iguais são todos diferentes e desta forma deram um nome àquele que haviam escolhido e comparado com os demais. As famílias visitaram a sala de aula para prestigiar o trabalho do filho. Realizaram uma amostra na escola para socializar os conhecimentos adquiridos com os demais colegas das outras turmas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-08-06

Cómo citar

de Moura, E., Radtke, T. F., & D’ Àvila, Ângela M. (2017). “SEMEAR NA ESCOLA, COLHER NA VIDA”. Educar Mais, (1). https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2014.%p.674

Número

Sección

Artículos