Reciclando Lixo, Preservando o Planeta
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.654Resumo
O Projeto “RECICLANDO LIXO, PRESERVANDO O PLANETA” foidesenvolvido na Escola Municipal de ensino fundamental Roseli Nunes, em
turmas de séries finais, iniciado em maio, se estendendo até final do corrente ano. As turmas são compostas de alunos com idades variadas, advindos de comunidades com pouca estrutura familiar que ignoram questões relacionadas ao ambiente. Assim, pretende-se que toda a comunidade passe a ter consciência da necessidade sobre a seleção do lixo, gerenciamento correto dos resíduos, perigos e destinos. Inicialmente apresentamos o projeto à turma, trazendo à tona os seus conhecimentos em relação ao lixo. Promovemos vídeo-aulas sobre aquecimento global, dando uma visão sobre o nosso planeta nos dias atuais. Utilizando a interdisciplinaridade, realizamos pesquisas com a comunidade em relação aos produtos consumidos e à quantidade de lixo gerada, e o acúmulo desses materiais descartados, que poderiam ocasionar enchentes, contaminação do solo e água prejudicando o ambiente.
Começamos trabalhando a sala de aula, a escola e a localidade onde moram, para que entendessem a importância de cuidarmos do ambiente.
Confeccionamos folders, com propostas de mudança que auxiliem no meio ambiente, que após foram distribuídos à comunidade. Realizamos oficinas de reciclagem, ministradas pelos alunos para seus pais, nas quais reciclaram garrafas pet, confeccionando cadeiras, puffs, flores, vassoura e poltronas com caixas de leite. A pesquisa de campo integrou os alunos do 5º ano e préescolar, que analisaram as mudanças no ambiente, nas paisagens e a grande quantidade de lixo principalmente na estrada de acesso à escola. Após, num debate, utilizamos o lixo coletado para trabalhar a classificação do mesmo em orgânico e inorgânico, identificamos o lixo, contextualizando-o com o seu tempo de decomposição na natureza e, ainda, confeccionamos baldes para
coleta seletiva de lixo na escola, implantando o processo de compostagem.
Obtivemos grandes mudanças nos alunos analisadas pelas cobranças que os mesmos realizam na escola e na comunidade, tornando-se multiplicadores dessas ações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.