Reciclando Lixo, Preservando o Planeta
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.654Abstract
O Projeto “RECICLANDO LIXO, PRESERVANDO O PLANETA” foidesenvolvido na Escola Municipal de ensino fundamental Roseli Nunes, em
turmas de séries finais, iniciado em maio, se estendendo até final do corrente ano. As turmas são compostas de alunos com idades variadas, advindos de comunidades com pouca estrutura familiar que ignoram questões relacionadas ao ambiente. Assim, pretende-se que toda a comunidade passe a ter consciência da necessidade sobre a seleção do lixo, gerenciamento correto dos resíduos, perigos e destinos. Inicialmente apresentamos o projeto à turma, trazendo à tona os seus conhecimentos em relação ao lixo. Promovemos vídeo-aulas sobre aquecimento global, dando uma visão sobre o nosso planeta nos dias atuais. Utilizando a interdisciplinaridade, realizamos pesquisas com a comunidade em relação aos produtos consumidos e à quantidade de lixo gerada, e o acúmulo desses materiais descartados, que poderiam ocasionar enchentes, contaminação do solo e água prejudicando o ambiente.
Começamos trabalhando a sala de aula, a escola e a localidade onde moram, para que entendessem a importância de cuidarmos do ambiente.
Confeccionamos folders, com propostas de mudança que auxiliem no meio ambiente, que após foram distribuídos à comunidade. Realizamos oficinas de reciclagem, ministradas pelos alunos para seus pais, nas quais reciclaram garrafas pet, confeccionando cadeiras, puffs, flores, vassoura e poltronas com caixas de leite. A pesquisa de campo integrou os alunos do 5º ano e préescolar, que analisaram as mudanças no ambiente, nas paisagens e a grande quantidade de lixo principalmente na estrada de acesso à escola. Após, num debate, utilizamos o lixo coletado para trabalhar a classificação do mesmo em orgânico e inorgânico, identificamos o lixo, contextualizando-o com o seu tempo de decomposição na natureza e, ainda, confeccionamos baldes para
coleta seletiva de lixo na escola, implantando o processo de compostagem.
Obtivemos grandes mudanças nos alunos analisadas pelas cobranças que os mesmos realizam na escola e na comunidade, tornando-se multiplicadores dessas ações.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.