Lixo: Um Problema de Todos, Reflexões na Zona Rural
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.633Resumo
Introdução: Torna-se necessária a conscientização sobre os problemas
causados pelo lixo, principalmente na zona rural, pois queimar e enterrar
resíduos são práticas que causam danos ao meio ambiente, especialmente se realizados de maneira incorreta. Dentro dessa realidade vivenciada, e pensando em alternativas e soluções sustentáveis para este local sem coleta de lixo, fez-se imprescindível a realização deste projeto.
Objetivo: Refletir sobre causas e consequências da má forma de tratar o lixo, especialmente na zona rural, buscando alternativas para minimizar o problema.
Material e Método: o primeiro procedimento da professora foi questionar os alunos sobre o lixo, tanto na zona rural quanto na zona urbana, e solicitar uma pesquisa sobre o assunto. Realizou - se um levantamento sobre o destino e reaproveitamento do lixo na zona rural, impactos ambientais. Após, criou-se a patrulha ecológica na escola - os alunos passaram nas salas para explicar sobre o projeto. A professora tentou trabalhar de forma interdisciplinar, com análise e criação de textos, entrevistas com Emater, Secretário do Meio Ambiente, Direção, pesquisa com os pais, tabulação de dados, softwares educativos, desenhos livres e com aparas de lápis, confecção de brinquedos recicláveis, livros de receitas com reaproveitamento, sabão ecológico, reciclagem de papel, etc.
Resultados e Discussão: A participação dos pais foi muito relevante auxiliando os filhos e filhas e os mesmos ensinando-os a forma correta de tratar o lixo e suas consequências no meio rural.
Conclusão: A patrulha ecológica está em pleno andamento e os alunos se
denominam como defensores da natureza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.