Lixo: Um Problema de Todos, Reflexões na Zona Rural

Autores

  • Ilis Ângela Wickboldt Manetti

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.633

Resumo

Introdução: Torna-se necessária a conscientização sobre os problemas
causados pelo lixo, principalmente na zona rural, pois queimar e enterrar
resíduos são práticas que causam danos ao meio ambiente, especialmente se realizados de maneira incorreta. Dentro dessa realidade vivenciada, e pensando em alternativas e soluções sustentáveis para este local sem coleta de lixo, fez-se imprescindível a realização deste projeto.

 

Objetivo: Refletir sobre causas e consequências da má forma de tratar o lixo, especialmente na zona rural, buscando alternativas para minimizar o problema.

 

Material e Método: o primeiro procedimento da professora foi questionar os alunos sobre o lixo, tanto na zona rural quanto na zona urbana, e solicitar uma pesquisa sobre o assunto. Realizou - se um levantamento sobre o destino e reaproveitamento do lixo na zona rural, impactos ambientais. Após, criou-se a patrulha ecológica na escola - os alunos passaram nas salas para explicar sobre o projeto. A professora tentou trabalhar de forma interdisciplinar, com análise e criação de textos, entrevistas com Emater, Secretário do Meio Ambiente, Direção, pesquisa com os pais, tabulação de dados, softwares educativos, desenhos livres e com aparas de lápis, confecção de brinquedos recicláveis, livros de receitas com reaproveitamento, sabão ecológico, reciclagem de papel, etc.

Resultados e Discussão: A participação dos pais foi muito relevante auxiliando os filhos e filhas e os mesmos ensinando-os a forma correta de tratar o lixo e suas consequências no meio rural.

Conclusão: A patrulha ecológica está em pleno andamento e os alunos se
denominam como defensores da natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-08-04

Como Citar

Manetti, I. Ângela W. (2012). Lixo: Um Problema de Todos, Reflexões na Zona Rural. Revista Educar Mais, (1). https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%p.633

Edição

Seção

Artigos