Lixo: Um Problema de Todos, Reflexões na Zona Rural
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.633Abstract
Introdução: Torna-se necessária a conscientização sobre os problemas
causados pelo lixo, principalmente na zona rural, pois queimar e enterrar
resíduos são práticas que causam danos ao meio ambiente, especialmente se realizados de maneira incorreta. Dentro dessa realidade vivenciada, e pensando em alternativas e soluções sustentáveis para este local sem coleta de lixo, fez-se imprescindível a realização deste projeto.
Objetivo: Refletir sobre causas e consequências da má forma de tratar o lixo, especialmente na zona rural, buscando alternativas para minimizar o problema.
Material e Método: o primeiro procedimento da professora foi questionar os alunos sobre o lixo, tanto na zona rural quanto na zona urbana, e solicitar uma pesquisa sobre o assunto. Realizou - se um levantamento sobre o destino e reaproveitamento do lixo na zona rural, impactos ambientais. Após, criou-se a patrulha ecológica na escola - os alunos passaram nas salas para explicar sobre o projeto. A professora tentou trabalhar de forma interdisciplinar, com análise e criação de textos, entrevistas com Emater, Secretário do Meio Ambiente, Direção, pesquisa com os pais, tabulação de dados, softwares educativos, desenhos livres e com aparas de lápis, confecção de brinquedos recicláveis, livros de receitas com reaproveitamento, sabão ecológico, reciclagem de papel, etc.
Resultados e Discussão: A participação dos pais foi muito relevante auxiliando os filhos e filhas e os mesmos ensinando-os a forma correta de tratar o lixo e suas consequências no meio rural.
Conclusão: A patrulha ecológica está em pleno andamento e os alunos se
denominam como defensores da natureza.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.