Pequenas Ações, Grandes Transformações
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.629Resumo
Entendemos que uma sociedade consciente e bem educada deverepensar a maneira como trata seu lixo. Assim, através da seleção do lixo é possível diminuir a poluição do ar, solo e água, bem como reduzir a
necessidade de novas áreas para aterros sanitários. Tal atitude, também, vai ajudar a diminuir a proliferação de insetos e roedores, responsáveis pela transmissão de várias doenças. Os recursos naturais vão ser poupados, pois o lixo separado vai ser transformado e novamente reutilizado.
Precisamos repensar nossas pequenas ações no dia a dia, principalmente no que se refere ao consumo, pois esse é o que vai dar início ao problema do lixo. Este projeto de pesquisa desenvolvido com os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, na EMEF Avelino de Assis Brasil, na cidade de Pinheiro Machado – RS, procurou desenvolver atividades em sala de aula, dentro da escola e na comunidade, com o objetivo de mostrar que todos somos responsáveis pelo lixo que produzimos. Desta forma, podemos evidenciar que é possível, através de pequenas ações, criar uma consciência coletiva, reciclando ideias para que todos possam assumir o compromisso de reduzir, reutilizar e reaproveitar materiais que são descartados pelas pessoas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.