Alimentação Saudável
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.609Resumo
O presente Projeto está em desenvolvimento desde o dia quatorze de junho
deste ano, com o objetivo de estimular os alunos aos bons hábitos alimentares e sobre a importância da alimentação variada.
O mesmo foi iniciado a partir da montagem de uma mesa de alimentos e
lanches trazidos pelos alunos. Assim, ocorreu a classificação e discussão
sobre a importância dos mesmos (frutas, verduras, legumes, alimentos
integrais, leite, derivados e bebidas). Através dos lanches ditos gostosos
(refrigerante, salgadinhos, bolachas recheadas), refletimos sobre os alimentos citados, que se consumidos em excesso são prejudiciais à saúde. Demonstrou-se, através da pirâmide alimentar, que os nossos músculos, pele, ossos são compostos por substâncias retidas dos alimentos, desde que estavam na barriga da mãe, os quais são responsáveis pelo crescimento, desenvolvimento, energia e saúde.
Preparamos e pesquisamos pratos divertidos e receitas saudáveis, e, após, montamos cadernos de receitas. Deste modo, aprendemos que devemos comer o suficiente e sem pressa, evitar frituras e consumir mais verduras nas principais refeições. Através das hortinhas de PET, conscientizamos sobre a importância de consumir alimentos diretos das mesmas, sem agrotóxicos. Assim, vamos até o final do ano letivo aprendendo e nos reeducando para uma alimentação saudável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.