Sucatoteca
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.603Resumo
O projeto “Sucatoteca” é parte de um trabalho desenvolvido com osalunos do pré-escolar e familiares com objetivos de reduzir, reaproveitar o lixo e resgatar memórias com amostra de brinquedos confeccionados pelos discentes e seus pais. Conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de selecionar o lixo produzido é uma problemática que deve ser trabalhada intensamente, bem como resgatar antigos hábitos de desenvolver o lúdico na Educação Infantil, saindo um pouco dos brinquedos eletrônicos e abrindo novos horizontes na busca de práticas educativas com movimentos saudáveis a sua vida. Recolher material para o reaproveitamento e classificá-lo contribui para a conservação do nosso planeta. Seu manuseio faz despertar para a educação e sensibilização de uma natureza melhor para o futuro incerto de nossas crianças. Dentro do projeto Sucatoteca os alunos passam a ter a possibilidade de selecionar o lixo produzido na sala de aula e em suas casas; confeccionar brinquedos junto à família, ao mesmo tempo em que contribuem para a preservação do meio ambiente e desenvolvem suas potencialidade e criatividade. Envolver a comunidade escolar é uma evidente preocupação dos
educadores em despertar conhecimentos e estabelecer (surtir) vínculos
afetivos que possam fortalecer o ambiente escolar, tornando-o puro e
consciente de seus propósitos, modificando hábitos e diminuindo assim a
sobrecarga de poluição e detritos jogados no meio ambiente. O projeto ainda contempla a oportunidade de desenvolver a criatividade dos alunos, melhorar a sua relação com o meio ambiente e promove uma postura mais saudável em relação á saúde, no momento em que o tira da passividade dos brinquedos eletrônicos e os leva à pesquisa e atividades junto aos pais. Dentro desta proposta a tentativa é evitar o consumismo desenfreado, incentivando a reciclagem do lixo no cotidiano da população, preocupando-se com o próximo e com todas as espécies existentes na nossa bela, rica e concebível mãe natureza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.