Sucatoteca
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.603Resumen
O projeto “Sucatoteca” é parte de um trabalho desenvolvido com osalunos do pré-escolar e familiares com objetivos de reduzir, reaproveitar o lixo e resgatar memórias com amostra de brinquedos confeccionados pelos discentes e seus pais. Conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de selecionar o lixo produzido é uma problemática que deve ser trabalhada intensamente, bem como resgatar antigos hábitos de desenvolver o lúdico na Educação Infantil, saindo um pouco dos brinquedos eletrônicos e abrindo novos horizontes na busca de práticas educativas com movimentos saudáveis a sua vida. Recolher material para o reaproveitamento e classificá-lo contribui para a conservação do nosso planeta. Seu manuseio faz despertar para a educação e sensibilização de uma natureza melhor para o futuro incerto de nossas crianças. Dentro do projeto Sucatoteca os alunos passam a ter a possibilidade de selecionar o lixo produzido na sala de aula e em suas casas; confeccionar brinquedos junto à família, ao mesmo tempo em que contribuem para a preservação do meio ambiente e desenvolvem suas potencialidade e criatividade. Envolver a comunidade escolar é uma evidente preocupação dos
educadores em despertar conhecimentos e estabelecer (surtir) vínculos
afetivos que possam fortalecer o ambiente escolar, tornando-o puro e
consciente de seus propósitos, modificando hábitos e diminuindo assim a
sobrecarga de poluição e detritos jogados no meio ambiente. O projeto ainda contempla a oportunidade de desenvolver a criatividade dos alunos, melhorar a sua relação com o meio ambiente e promove uma postura mais saudável em relação á saúde, no momento em que o tira da passividade dos brinquedos eletrônicos e os leva à pesquisa e atividades junto aos pais. Dentro desta proposta a tentativa é evitar o consumismo desenfreado, incentivando a reciclagem do lixo no cotidiano da população, preocupando-se com o próximo e com todas as espécies existentes na nossa bela, rica e concebível mãe natureza.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD: Certifico que participé de la concepción del trabajo, en parte o en la íntegra, que no omití cualesquiera ligaciones o acuerdos de financiación entre los autores y compañías que puedan tener interés en la publicación de este artículo. Certifico que el texto es original y que el trabajo, en parte o en la íntegra, o cualquier otro trabajo con contenido sustancialmente similar, de mi autoría, no fue enviado a otra revista y no lo será mientras su publicación esté siendo considerada por la Revista Educar Mais, sea en formato impreso o electrónico.
El autor responsable por el envío del trabajo representa todos los autores del mismo y, al enviar el artículo para la revista, está garantizando que tiene el permiso de todos para hacerlo. Del mismo modo, asegura que el artículo no viola derechos autorales y que no hay plágio en el trabajo. La revista no se responsabiliza por las opiniones emitidas.
La Revista Educar Mais es de acceso abierto (Open Access), sin que haya la necesidad de pagos de tasas, sea para submisión o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de Budapest Open Access Initiative (BOAI), o sea, los usuarios poseen el derecho de leer, bajar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos para los textos completos de los artículos en ella publicados.
Todos los artículos son publicados con la licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Los autores mantienen los derechos autorales sobre sus producciones, debiendo ser contactados directamente si hay interés en uso comercial de los trabajos.