Percebendo o Mundo
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.601Resumo
O projeto Percebendo o Mundo foi desenvolvido para oferecer aosalunos um ambiente onde pudessem descobrir diferentes sensações através dos sentidos. A turma do 1º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Libório Poersch desenvolveu seu trabalho para a Feira de Ciências.Visto que o aprendizado sobre os órgãos do sentido faz parte de várias fases do desenvolvimento da criança, sentiu-se a necessidade de realizar este projeto, criando um ambiente diversificado e atraente, onde os alunos desenvolvam o conhecimento através de atividades que estimulem a descoberta dos órgãos do sentido e sua importância. O ato de lavar as mãos, sentir o cheirinho do sabonete, da merenda sendo feita na cozinha da escola, e o uso de diversos tipos de materiais, como lixas, papel com texturas, diferentes lápis e outros materiais que foram usados na confecção de cartazes, para enfeitar a sala, foram de extrema importância para que os alunos pudessem descobrir sensações e estímulos visuais e auditivos presentes no ambiente escolar e familiar que os cercam. Os alunos participaram de atividades diversificadas realizadas na sala de aula, na quadra e em passeios ao entorno da escola.
Várias atividades, como a dança da cadeira, espelho cego, seguir o som do chocalho, cego com tato e outras, encantaram nossa turma. São atividades simples, que exigem apenas um pouco de criatividade e bom entrosamento, e podem contribuir para o desenvolvimento e a socialização das crianças. As sensações descobertas pelas crianças proporcionaram momentos maravilhosos, ampliando o conhecimento, enriquecendo o aprendizado e despertando o interesse em participar da Feira de Ciências na Escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.