Percebendo o Mundo
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.601Abstract
O projeto Percebendo o Mundo foi desenvolvido para oferecer aosalunos um ambiente onde pudessem descobrir diferentes sensações através dos sentidos. A turma do 1º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Libório Poersch desenvolveu seu trabalho para a Feira de Ciências.Visto que o aprendizado sobre os órgãos do sentido faz parte de várias fases do desenvolvimento da criança, sentiu-se a necessidade de realizar este projeto, criando um ambiente diversificado e atraente, onde os alunos desenvolvam o conhecimento através de atividades que estimulem a descoberta dos órgãos do sentido e sua importância. O ato de lavar as mãos, sentir o cheirinho do sabonete, da merenda sendo feita na cozinha da escola, e o uso de diversos tipos de materiais, como lixas, papel com texturas, diferentes lápis e outros materiais que foram usados na confecção de cartazes, para enfeitar a sala, foram de extrema importância para que os alunos pudessem descobrir sensações e estímulos visuais e auditivos presentes no ambiente escolar e familiar que os cercam. Os alunos participaram de atividades diversificadas realizadas na sala de aula, na quadra e em passeios ao entorno da escola.
Várias atividades, como a dança da cadeira, espelho cego, seguir o som do chocalho, cego com tato e outras, encantaram nossa turma. São atividades simples, que exigem apenas um pouco de criatividade e bom entrosamento, e podem contribuir para o desenvolvimento e a socialização das crianças. As sensações descobertas pelas crianças proporcionaram momentos maravilhosos, ampliando o conhecimento, enriquecendo o aprendizado e despertando o interesse em participar da Feira de Ciências na Escola.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.