Lixo e Cidadania: A Reciclagem como Fator de Preservação Ambiental e Qualidade de Vida
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.588Resumo
Conscientes da necessidade de preservar o meio ambiente econhecendo a acelerada destruição dos recursos naturais do nosso planeta, entendemos que é preciso reduzir a quantidade de lixo produzido, desperdiçando menos e consumindo só o necessário; reutilizar, dando nova utilidade a materiais que consideramos inúteis; e reciclar materiais a partir da reutilização de sua matéria-prima para fabricar novos produtos. É nesse contexto que estamos desenvolvendo este projeto, através do qual, baseados em “pensar globalmente, agir localmente”, buscamos refletir a realidade ambiental da nossa Escola. Nossa proposta parte da reciclagem e reutilização de papel, visto que observamos desperdício desse material e também porque desta forma estaremos reciclando nossos hábitos e atitudes, contribuindo para um mundo melhor. Uma das principais características do trabalho é que ele envolve um assunto bastante atraente pela variedade de utilização do material
reciclado, dependendo apenas da aplicação de técnica e da criatividade de
cada um, mostrando a possibilidade de fomentar a produção de renda,
servindo como terapia ocupacional e também minimizando os problemas dos aterros sanitários, da poluição, as derrubadas das florestas e os níveis de consumo de água e energia. Destaca-se ainda que o reaproveitamento do papel descartado na Escola se constitui num valioso instrumento educativo, ao fornecer subsídios práticos e teóricos capazes de fortificar as atividades educativas e pedagógicas, tornando o aprendizado mais significativo e duradouro, visto que, de forma interdisciplinar, promove vivências que resgatam valores ao produzir luxo do lixo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.