Lixo e Cidadania: A Reciclagem como Fator de Preservação Ambiental e Qualidade de Vida
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.588Abstract
Conscientes da necessidade de preservar o meio ambiente econhecendo a acelerada destruição dos recursos naturais do nosso planeta, entendemos que é preciso reduzir a quantidade de lixo produzido, desperdiçando menos e consumindo só o necessário; reutilizar, dando nova utilidade a materiais que consideramos inúteis; e reciclar materiais a partir da reutilização de sua matéria-prima para fabricar novos produtos. É nesse contexto que estamos desenvolvendo este projeto, através do qual, baseados em “pensar globalmente, agir localmente”, buscamos refletir a realidade ambiental da nossa Escola. Nossa proposta parte da reciclagem e reutilização de papel, visto que observamos desperdício desse material e também porque desta forma estaremos reciclando nossos hábitos e atitudes, contribuindo para um mundo melhor. Uma das principais características do trabalho é que ele envolve um assunto bastante atraente pela variedade de utilização do material
reciclado, dependendo apenas da aplicação de técnica e da criatividade de
cada um, mostrando a possibilidade de fomentar a produção de renda,
servindo como terapia ocupacional e também minimizando os problemas dos aterros sanitários, da poluição, as derrubadas das florestas e os níveis de consumo de água e energia. Destaca-se ainda que o reaproveitamento do papel descartado na Escola se constitui num valioso instrumento educativo, ao fornecer subsídios práticos e teóricos capazes de fortificar as atividades educativas e pedagógicas, tornando o aprendizado mais significativo e duradouro, visto que, de forma interdisciplinar, promove vivências que resgatam valores ao produzir luxo do lixo.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.