O PRINCÍPIO DE ARQUIMEDES NO LIVRO DIDÁTICO DE FÍSICA
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.500Resumo
Já ocorreram inúmeras discussões sobre a importância da História e Filosofia da Ciência (HFC) no Ensino de Física. O objetivo deste trabalho é trazer a pauta uma análise de como a HFC, como também a Natureza da Ciência (NdC) está sendo abordada nos livros didáticos do PNLD/2015, quando o assunto é Princípio de Arquimedes, e aliado a isso, a importância que traz a História da Ciência ao aprendizado dos alunos. Com isso, temos uma estratégia didático-pedagógica, onde utilizamos alguns casos históricos, como as histórias por trás deste conteúdo. Para ir além dos conceitos, romper a simples barreira de transmissão de conteúdos e fórmulas, para dar um rosto a Física, assim tornando ao aluno mais familiar os conteúdos estudados. Sobre a História por trás de como tal conhecimento fora gerado, tivemos relatos que distorcem a sua veracidade. Essas divergências ainda nos dias de hoje são apresentadas aos alunos, na construção didática pedagógica, buscando uma compreensão dos conteúdos de Empuxo. O PNLD/2015 abordou 14 coleções de livros didáticos, e os avanços dessas coleções estão descritos em nosso trabalho.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.