Corrente de deslocamento no ensino de graduação: uma abordagem mais intuitiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3111

Palavras-chave:

Eletromagnetismo, Lei de Ampère-Maxwell, Corrente de deslocamento, Carga puntiforme

Resumo

Interessados no ensino mais intuitivo da “corrente de deslocamento”, apresentamos brevemente a forma como é introduzido esse assunto em três obras didáticas, que consideramos mais utilizadas nos cursos de graduação. Então abordamos o assunto “corrente de deslocamento” discutindo em detalhes a lei de Ampère-Maxwell para uma carga puntiforme se deslocando com velocidade uniforme e não relativística, com campos elétrico e magnético dados pela lei de Coulomb e a lei de Biot-Savart, tradicionalmente abordados nos cursos de graduação. Mostramos que a corrente de deslocamento tem um significado físico mais intuitivo e que generaliza a densidade de corrente, tornando a equação de Ampère-Maxwell mais simétrica com a lei de Faraday.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Cesar Facin, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Física pela Universidade Federal da Paraíba (1991) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Propriedades de Transportes de Matéria Condensada (Não Eletrônica), atuando principalmente nos seguintes temas: modelo de Boltzmann para escoamento de fluidos, permeabilidade intrínseca, energias alternativas, sustentabilidade e numeric simulation.

Giovana Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Possui graduação em licenciatura em Física, pela universidade estadual de Ponta Grossa (2020), cursando mestrado nacional profissional em ensino de física, na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atualmente trabalha como professora na rede estadual de ensino do Paraná.

 

Referências

FACIN; Paulo; Carga puntiforme, equações de Maxwell e o significado da corrente de deslocamento. Revista Educar Mais, v. 5, n. 3, p. 698-708, 2021.

FEYNMAN, Richard; LEIGHTON, Robert; SANDS, Matthew. The Feynman lectures on physics – Volume 3, Ed. Bookman, São Paulo, 2008.

HALLIDAY, David; WALKER, Jearl; RESNICK, Robert. Fundamentos de Física - Eletromagnetismo. 10. ed., LTC, Rio de Janeiro, 2009.

NUSSENZVEIG, H. Moysés. Curso de física básica 3 – Eletromagnetismo, Ed. Edgar Blucher LTDA, São Paulo, 1997.

Downloads

Publicado

2023-02-15

Como Citar

Facin, P. C., & Silva, G. . (2023). Corrente de deslocamento no ensino de graduação: uma abordagem mais intuitiva. Revista Educar Mais, 7, 294–300. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3111

Edição

Seção

Artigos