Carga puntiforme, equações de Maxwell e o significado da corrente de deslocamento
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2427Palavras-chave:
Carga puntiforme, corrente de deslocamento, equações de MaxwellResumo
Consideramos o caso de uma carga puntiforme se deslocando em relação ao referencial do laboratório com velocidade constante, assumimos os campos elétrico e magnético dados pela transformação de Lorentz do quadri-potencial eletromagnético. Assumindo um limite que tende a zero para o volume da carga mostramos que, como era esperado, essa escolha para os campos respeita perfeitamente as quatro equações de Maxwell, além disso, para nossa surpresa, o termo da corrente de deslocamento generaliza o termo de densidade de corrente e torna a lei de Ampere-Maxwell mais simétrica em relação a lei de Faraday. Percebemos então que a natureza discreta desse problema possibilitou capturar a variação do campo elétrico com o tempo que é fundamental para o entendimento da corrente de deslocamento e a lei de Ampère-Maxwell.
Downloads
Referências
ROCHE, John. The present status of Maxwell’s displacement current. Eur. J. Phys. 19 (1998) 155–166. Printed in the UK
CULLWICK, E. G. The Fundamentals of Electromagnetism for Engineering Students. Cambridge University Press, Cambridge, 1916.
ARTHUR, J. W. An Elementary View of Maxwell's Displacement Current. IEEE Antennas and Propagation Magazine, vol. 51, No. 6, p. 58 – 68, 2009.
LANDAU, L. D., LIFSCHITZ, E. M. The Classical Theory of Fields, Moscou, vol. 2, 1947, 99 p.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-03-21 (2)
- 2021-06-14 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Paulo Cesar Facin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.