Corrente de deslocamento no ensino de graduação: uma abordagem mais intuitiva
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3111Palavras-chave:
Eletromagnetismo, Lei de Ampère-Maxwell, Corrente de deslocamento, Carga puntiformeResumo
Interessados no ensino mais intuitivo da “corrente de deslocamento”, apresentamos brevemente a forma como é introduzido esse assunto em três obras didáticas, que consideramos mais utilizadas nos cursos de graduação. Então abordamos o assunto “corrente de deslocamento” discutindo em detalhes a lei de Ampère-Maxwell para uma carga puntiforme se deslocando com velocidade uniforme e não relativística, com campos elétrico e magnético dados pela lei de Coulomb e a lei de Biot-Savart, tradicionalmente abordados nos cursos de graduação. Mostramos que a corrente de deslocamento tem um significado físico mais intuitivo e que generaliza a densidade de corrente, tornando a equação de Ampère-Maxwell mais simétrica com a lei de Faraday.
Downloads
Referências
FACIN; Paulo; Carga puntiforme, equações de Maxwell e o significado da corrente de deslocamento. Revista Educar Mais, v. 5, n. 3, p. 698-708, 2021.
FEYNMAN, Richard; LEIGHTON, Robert; SANDS, Matthew. The Feynman lectures on physics – Volume 3, Ed. Bookman, São Paulo, 2008.
HALLIDAY, David; WALKER, Jearl; RESNICK, Robert. Fundamentos de Física - Eletromagnetismo. 10. ed., LTC, Rio de Janeiro, 2009.
NUSSENZVEIG, H. Moysés. Curso de física básica 3 – Eletromagnetismo, Ed. Edgar Blucher LTDA, São Paulo, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Paulo Cesar Facin, Giovana Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.