O número de ouro na escolaridade básica: uma possível abordagem pela exploração dos eixos constitutivos dos números reais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3093

Palavras-chave:

Número de ouro, Escolaridade Básica, Eixos Constitutivos Números Reais, Números Irracionais

Resumo

Um número irracional de destaque – o número de ouro - é pouco explorado nos livros didáticos brasileiros e nos materiais curriculares nacionais mais recentes. Este texto objetivou realizar uma discussão epistemológica e didática envolvendo um possível desenvolvimento e significação do número de ouro no segmento da escolaridade básica. Para tal intento fizemos uso do aporte teórico denominado eixos constitutivos dos números reais, apontados em Machado (2009), o qual designa os pares discreto&continuo, exato&aproximado e finito&infinito como polaridades que permitem situar e significar o conhecimento dos números irracionais na escolaridade básica. A análise epistemológica e didática revelou conexões do número de ouro com a sequência de Fibonacci e com as frações continuas simples, que permeiam uma apresentação articulando os eixos constitutivos dos números reais.

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Biografia do Autor

Wagner Marcelo Pommer, Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (Diadema)

Bacharel em Engenharia Mecânica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1983) e bacharel em Física pela Pontifícia Universidade Católica/SP (1996). Especializado em Matemática (LATO SENSU) pela Universidade São Judas Tadeu (1995), mestre em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica/ SP (2008) e doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP (2012).

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Publicado

2023-01-24

Como Citar

Pommer, W. M. (2023). O número de ouro na escolaridade básica: uma possível abordagem pela exploração dos eixos constitutivos dos números reais. Revista Educar Mais, 7, 163–175. https://doi.org/10.15536/reducarmais.7.2023.3093

Edição

Seção

Artigos