A aplicabilidade das tecnologias digitais em contexto de vulnerabilidade social na Educação Básica: uma revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2984Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem, TDIC’s, Tecnologia educacional, Vulnerabilidade social, Educação BásicaResumo
Com base nas vivências e relatos trazidos pelos alunos e professores em relação ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC’s, em um contexto de vulnerabilidade social, este estudo buscou responder a seguinte problemática: Quais as dificuldades para aplicação das TDIC’s por partes dos docentes e o uso das mesmas por parte dos alunos diante do contexto atual? Nessa perspectiva, esta pesquisa objetivou averiguar se a aplicabilidade e o uso das tecnologias digitais são menos assertivos em contexto de vulnerabilidade social. Para tanto, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura – RSL, e buscaram-se artigos nos períodos de 2016 a 2020 nos repositórios da Scientific Electronic Library Online – Scielo; Portal de periódicos da CAPES e Google Scholar (Google acadêmico). Dessa forma, essa pesquisa justifica-se pelas necessidades em que concerne ao processo de ensino-aprendizagem no ambiente escolar. Nesse contexto, através das análises dos resultados obtidos, verificou-se que, nas metodologias de ensino pautadas na utilização das TICs em sala de aula, há discrepância quanto à sua aplicabilidade, o uso, e o domínio por parte dos professores.
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