Uma prática de laboratório para equações diferenciais parciais: condução de calor em uma barra de cobre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2404

Palavras-chave:

Aulas práticas, Equações diferenciais parciais, Condução de calor

Resumo

Considerando que aulas práticas tornam o processo de ensino e aprendizagem mais agradáveis e significativos, assim como, buscando propor aos alunos um melhor entendimento do assunto equações diferenciais parciais, neste trabalho, foi realizado um experimento envolvendo ensaios de laboratório e o uso de equações diferenciais. A pesquisa em questão aborda um problema de condução de calor, o qual foi desenvolvido em dois momentos, o primeiro foi um ensaio em laboratório no qual foi realizado o aquecimento de uma barra de cobre. Já a segunda análise do problema foi abordada analiticamente, pela modelagem matemática da função condução de calor, a qual foi obtida pela equação diferencial parcial que descreve o fluxo de calor em uma barra. Dessa forma, o trabalho, em específico, consiste no estudo térmico realizado em uma barra de cobre cujas extremidades foram isoladas, e, durante o ensaio, a barra foi inicialmente aquecida e posteriormente resfriada até a temperatura ambiente, comparando assim os resultados obtidos via experimentação prática com os resultados obtidos pela solução analítica, através da equação condução de calor. Para coleta de dados no laboratório, foram utilizados sensores de temperatura e, para obtenção dos resultados pela equação condução de calor, foi utilizado o software Maple. De posse dos dados, foram feitas análises dos resultados e do comportamento, com o auxílio de tabelas e gráficos. Os resultados obtidos foram satisfatórios, com semelhanças significantes entre ambos os experimentos, implicando assim na viabilidade de aplicação da tarefa prática no desenvolvimento da disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Lacortt, Instituto Federal Sul-rio-grandense(IFSul)

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (2008); Mestrado em Engenharia pela Universidade de Passo Fundo (2011). É professor de matemática do Instituto Federal Sul-rio-grandense - Campus Passo Fundo (RS).

Alexandre Pitol Boeira, Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)

Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (2007) e Professor Titular do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense , Brasil.

Anselmo Rafael Cukla, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Ciência e Tecnologia - Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2017). Professor Adjunto do Magisterio Superior da Universidade Federal de Santa Maria , Brasil.

Referências

BASSANEZI, Rodney Carlos. Modelagem matemática: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2015.

BASSANEZI, Joni Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

BATTISTI, Júlio Cesar Fabris. Excel básico em 120 Lições. 2010. Disponível em: http://www.juliobattisti.com.br.pdf. Acesso em: 20 set. 2019.

DIACU, F. Introdução a equações diferenciais: teoria e aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOLDBARG, M. C.; LUNA, H. P. L. Otimização combinatória e programação linear: modelos e algoritmos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

HODSON, D. Hacia um enfoque más crítico del trabajo de laboratório. Enseñanza de las Ciencias, v. 12, n. 13, p. 299-313, 1994.

INCROPERA, F. P. Z. M et al. Fundamentos de transferência de calor e de massa. Tradução e revisão técnica Eduardo Queiroz, Fernando Luiz Pellegrni Pessoa. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

IÓRIO, V. M. EDP: um curso de graduação. Rio de Janeiro: Instituto de Matemática Pura e Aplicada, 2016. (Coleção Matemática Universitária).

LACORTT, M. Modelagem matemática para otimização do tráfego urbano semaforizado. 2011. Dissertação (Mestrado em Engenharia: Concentração Infraestrutura e Meio Ambiente) – Faculdade de Engenharia e Arquitetura, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2011.

LUNETTA, V. N. Atividades práticas no ensino da ciência. Revista Portuguesa de Educação, v. 2, n. 1, p. 81-90, 1992.

MELO, Kelly Jacqueline Moura de. Aplicação do método das diferenças finitas explícito na solução da equação do calor para o caso transiente e unidimensional. Monografia (Bacharel em Ciência e Tecnologia) – Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Recife, 2011.

MUNIZ, André R.; MARCZAK, Lígia D. F. Uso do software Maple no ensino de transferência de calor. Cobenge, 2001.

NAGLE, R. K.; SAFF, E. B.; SNIDER, A. D. Equações diferenciais. 8. ed. São Paulo: Pearson, 2012.

Downloads

Publicado

2021-07-20

Como Citar

Lacortt, M., Pitol Boeira, A. ., & Cukla, A. R. . (2021). Uma prática de laboratório para equações diferenciais parciais: condução de calor em uma barra de cobre. Revista Educar Mais, 5(4), 839–848. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2404

Edição

Seção

Artigos