Desenvolvimento Profissional e Educação Especial
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.305-316.1567Palavras-chave:
Desenvolvimento Profissional de Professores. Educação Especial. Educação Inclusiva.Resumo
Esta pesquisa aborda a construção do desenvolvimento profissional dos professores, assim como as formações e as experiências inclusivas que os transformaram em professores da Educação Especial e Inclusiva, a partir de narrativas de professoras da Educação Básica. Estudo de cunho qualitativo, que a partir do processo de análise identificam-se quatro dimensões as quais apresentam as possibilidades e os caminhos encontrados. A primeira indica os diálogos e as reflexões sobre a iniciação profissional e as motivações para a escolha. A segunda revela os diálogos e reflexões sobre a formação e a experiência profissional, que implicam um investimento pessoal, com vistas à construção de uma identidade, que é também profissional. A terceira traz os diálogos e reflexões sobre a educação especial e inclusiva e o desenvolvimento profissional, sendo necessário propor alternativas inclusivas para a educação e não apenas para as escolas. A quarta e última, remete aos diálogos e reflexões sobre as transformações profissionais, e nesse sentido, compreendeu-se que a formação do professor é um processo que ocupará toda sua permanência profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.