FAZENDO ARTE COM A POESIA
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.711Resumen
O grande avanço tecnológico trouxe desinteresse para com a leitura, o que reflete diretamente na hora da escrita na sala de aula, com a apresentação de deficiências no vocabulário e na argumentação de produções textuais. Buscando desenvolver o gosto pela leitura foi criado o projeto “FAZENDO ARTE COM A POESIA”, aplicado aos alunos do 8º e 9º anos da E.M.E.F. Presidente João Goulart. Tomando como ponto inicial o livro, “O menino que brincava com as palavras”, os alunos foram incentivados a fazer suas releituras e a produzir suas próprias poesias de forma lúdica, recitando-as e interpretando-as. A criatividade e o entusiasmo apresentado pelos participantes foram demonstrados através da construção de brinquedos, pela participação nas oficinas realizadas, nas rodas de conversas e demais atividades desenvolvidas.Recitar poesias e interpretá-las pode desenvolver nos alunos o gosto pela leitura proporcionando experiências significativas e prazerosas. O resultado até aqui, elevou a motivação e reacendeu o gosto pela leitura, tornando possível uma produção textual de melhor qualidade e o surgimento de novos escritores. Ler é uma forma de preencher a solidão do ser humano, é um momento de recolhimento, reflexão, meditação e um diálogo consigo mesmo. O contato com o livro é muito necessário principalmente nos primeiros anos de vida, é necessária a criação de um hábito, é preciso desenvolver o gosto pelos livros e pela leitura. Quando lemos um texto, somos sujeitos numa relação de diálogo com o autor. De nada vai acrescentar em nossas vidas a simples memorização da opinião de um autor sem a devida reflexão. Cabe a escola, captar esses recursos, utilizar toda essa motivação para inovar, criar mecanismos para desenvolver o espírito literário que habita em todo o ser humano, despertando no aluno a paixão pela leitura, pela investigação, pela pesquisa. Haverá sempre a necessidade do homem de se exprimir, de comunicar seus anseios, suas ideias. Acredita-se na sobrevivência da linguagem propriamente dita, em sua forma convencional que não será vencida pela linguagem meramente visual e animada. O futuro do material do livro está a perigo, não a leitura.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD: Certifico que participé de la concepción del trabajo, en parte o en la íntegra, que no omití cualesquiera ligaciones o acuerdos de financiación entre los autores y compañías que puedan tener interés en la publicación de este artículo. Certifico que el texto es original y que el trabajo, en parte o en la íntegra, o cualquier otro trabajo con contenido sustancialmente similar, de mi autoría, no fue enviado a otra revista y no lo será mientras su publicación esté siendo considerada por la Revista Educar Mais, sea en formato impreso o electrónico.
El autor responsable por el envío del trabajo representa todos los autores del mismo y, al enviar el artículo para la revista, está garantizando que tiene el permiso de todos para hacerlo. Del mismo modo, asegura que el artículo no viola derechos autorales y que no hay plágio en el trabajo. La revista no se responsabiliza por las opiniones emitidas.
La Revista Educar Mais es de acceso abierto (Open Access), sin que haya la necesidad de pagos de tasas, sea para submisión o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de Budapest Open Access Initiative (BOAI), o sea, los usuarios poseen el derecho de leer, bajar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos para los textos completos de los artículos en ella publicados.
Todos los artículos son publicados con la licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Los autores mantienen los derechos autorales sobre sus producciones, debiendo ser contactados directamente si hay interés en uso comercial de los trabajos.