FAZENDO ARTE COM A POESIA
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.711Abstract
O grande avanço tecnológico trouxe desinteresse para com a leitura, o que reflete diretamente na hora da escrita na sala de aula, com a apresentação de deficiências no vocabulário e na argumentação de produções textuais. Buscando desenvolver o gosto pela leitura foi criado o projeto “FAZENDO ARTE COM A POESIA”, aplicado aos alunos do 8º e 9º anos da E.M.E.F. Presidente João Goulart. Tomando como ponto inicial o livro, “O menino que brincava com as palavras”, os alunos foram incentivados a fazer suas releituras e a produzir suas próprias poesias de forma lúdica, recitando-as e interpretando-as. A criatividade e o entusiasmo apresentado pelos participantes foram demonstrados através da construção de brinquedos, pela participação nas oficinas realizadas, nas rodas de conversas e demais atividades desenvolvidas.Recitar poesias e interpretá-las pode desenvolver nos alunos o gosto pela leitura proporcionando experiências significativas e prazerosas. O resultado até aqui, elevou a motivação e reacendeu o gosto pela leitura, tornando possível uma produção textual de melhor qualidade e o surgimento de novos escritores. Ler é uma forma de preencher a solidão do ser humano, é um momento de recolhimento, reflexão, meditação e um diálogo consigo mesmo. O contato com o livro é muito necessário principalmente nos primeiros anos de vida, é necessária a criação de um hábito, é preciso desenvolver o gosto pelos livros e pela leitura. Quando lemos um texto, somos sujeitos numa relação de diálogo com o autor. De nada vai acrescentar em nossas vidas a simples memorização da opinião de um autor sem a devida reflexão. Cabe a escola, captar esses recursos, utilizar toda essa motivação para inovar, criar mecanismos para desenvolver o espírito literário que habita em todo o ser humano, despertando no aluno a paixão pela leitura, pela investigação, pela pesquisa. Haverá sempre a necessidade do homem de se exprimir, de comunicar seus anseios, suas ideias. Acredita-se na sobrevivência da linguagem propriamente dita, em sua forma convencional que não será vencida pela linguagem meramente visual e animada. O futuro do material do livro está a perigo, não a leitura.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.