RESGATE DA CULTURA POMERANA
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2014.%25p.681Resumen
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Soares da Silveira, desenvolve atividades de resgate da história local e de seus moradores, visando contemplar o processo educativo através de um fazer pedagógico significativo, permitindo ao aluno conhecer a si próprio, propiciando uma reflexão acerca dos seus valores e de suas práticas cotidianas, tornando-o capaz de relacioná-las com a problemática histórica inerente ao seu grupo de convívio, à sua localidade, à sua região, e à sociedade como um todo. O projeto objetiva reinventar a historia da cultura local, tendo a memória como instrumento de pesquisa. Além disso, busca promover a valorização da identidade do aluno na família, na escola e na comunidade, através da socialização do saber, integrando as diferentes áreas do conhecimento; Recupera costumes e tradições da comunidade local, estimulando o aluno a valorizar a sua história e o grupo cultural ao qual pertence, compreendendo sua importância dentro de um contexto global; Conhece melhor a cultura pomerana a partir do estudo da história da colonização no Rio Grande do Sul; Fomenta uma compreensão maior da realidade local através da identificação, registro, estudo, valorização, preservação e projeção, nos seus aspectos dinâmicos e operativos, do patrimônio cultural dos descendentes pomeranos/alemães e também portugueses e afrodescendentes, instalados atualmente na localidade de Nova Gonçalves e arredores; Propicia uma integração das diferentes culturas que compõem a localidade, buscando resgatar a especificidade e colaboração de cada etnia no contexto local. A escola passa a dividir, com inúmeros outros segmentos, o privilégio de ser espaço de saber e geração de conhecimento. Por consequência a função da escola incorpora significações que até então não vinham sendo dadas e para as quais ela precisa estar atenta. Com vistas ao contexto em que se dá a experiência e, compreendendo que o resultado da aprendizagem não se reduz somente ao tratamento de conteúdos predeterminados, que propomos uma prática pedagógica diferenciada, em que as ações se identificam com a necessidade e anseios da comunidade escolar de forma que o aluno se sinta valorizado e, encontre significado nas atividades propostas. O trabalho envolve os alunos em pesquisas sobre seus antepassados, utilizando diversas fontes como: entrevistas, relatos, fotografias, estudo de objetos antigos, documentos, visitações a taperas entre outros.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD: Certifico que participé de la concepción del trabajo, en parte o en la íntegra, que no omití cualesquiera ligaciones o acuerdos de financiación entre los autores y compañías que puedan tener interés en la publicación de este artículo. Certifico que el texto es original y que el trabajo, en parte o en la íntegra, o cualquier otro trabajo con contenido sustancialmente similar, de mi autoría, no fue enviado a otra revista y no lo será mientras su publicación esté siendo considerada por la Revista Educar Mais, sea en formato impreso o electrónico.
El autor responsable por el envío del trabajo representa todos los autores del mismo y, al enviar el artículo para la revista, está garantizando que tiene el permiso de todos para hacerlo. Del mismo modo, asegura que el artículo no viola derechos autorales y que no hay plágio en el trabajo. La revista no se responsabiliza por las opiniones emitidas.
La Revista Educar Mais es de acceso abierto (Open Access), sin que haya la necesidad de pagos de tasas, sea para submisión o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de Budapest Open Access Initiative (BOAI), o sea, los usuarios poseen el derecho de leer, bajar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos para los textos completos de los artículos en ella publicados.
Todos los artículos son publicados con la licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Los autores mantienen los derechos autorales sobre sus producciones, debiendo ser contactados directamente si hay interés en uso comercial de los trabajos.