RESGATE DA CULTURA POMERANA
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2014.%25p.681Abstract
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Soares da Silveira, desenvolve atividades de resgate da história local e de seus moradores, visando contemplar o processo educativo através de um fazer pedagógico significativo, permitindo ao aluno conhecer a si próprio, propiciando uma reflexão acerca dos seus valores e de suas práticas cotidianas, tornando-o capaz de relacioná-las com a problemática histórica inerente ao seu grupo de convívio, à sua localidade, à sua região, e à sociedade como um todo. O projeto objetiva reinventar a historia da cultura local, tendo a memória como instrumento de pesquisa. Além disso, busca promover a valorização da identidade do aluno na família, na escola e na comunidade, através da socialização do saber, integrando as diferentes áreas do conhecimento; Recupera costumes e tradições da comunidade local, estimulando o aluno a valorizar a sua história e o grupo cultural ao qual pertence, compreendendo sua importância dentro de um contexto global; Conhece melhor a cultura pomerana a partir do estudo da história da colonização no Rio Grande do Sul; Fomenta uma compreensão maior da realidade local através da identificação, registro, estudo, valorização, preservação e projeção, nos seus aspectos dinâmicos e operativos, do patrimônio cultural dos descendentes pomeranos/alemães e também portugueses e afrodescendentes, instalados atualmente na localidade de Nova Gonçalves e arredores; Propicia uma integração das diferentes culturas que compõem a localidade, buscando resgatar a especificidade e colaboração de cada etnia no contexto local. A escola passa a dividir, com inúmeros outros segmentos, o privilégio de ser espaço de saber e geração de conhecimento. Por consequência a função da escola incorpora significações que até então não vinham sendo dadas e para as quais ela precisa estar atenta. Com vistas ao contexto em que se dá a experiência e, compreendendo que o resultado da aprendizagem não se reduz somente ao tratamento de conteúdos predeterminados, que propomos uma prática pedagógica diferenciada, em que as ações se identificam com a necessidade e anseios da comunidade escolar de forma que o aluno se sinta valorizado e, encontre significado nas atividades propostas. O trabalho envolve os alunos em pesquisas sobre seus antepassados, utilizando diversas fontes como: entrevistas, relatos, fotografias, estudo de objetos antigos, documentos, visitações a taperas entre outros.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.