Sensibilização do Campus Pelotas Visconde da Graça quanto à aplicação do Decreto 5.940/06
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.624Resumen
O presente trabalho se propõe a sensibilizar a comunidade escolar doInstituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas Visconde da Graça sobre a importância da implantação do Decreto 5.940/06 no mesmo. Este decreto “institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades de administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis e dá outras providências”. O CaVG é uma escola de origem agrícola caracterizado pela geração de uma grande diversidade de resíduos, destacando-se os de origem úmida. A partir disso, foi elaborado um plano de ação que estabelece as diretrizes para a implantação da gestão integrada dos resíduos sólidos no Campus. No entanto, percebe-se que a maior dificuldade para a real implantação do decreto é a conscientização e sensibilização da comunidade escolar, pois se entende que não será suficiente apenas a colocação de lixeiras na escola se as pessoas não tiverem a sensibilidade de direcionar seus resíduos aos locais adequados. Assim, surgiu este projeto que
se utiliza de diversos instrumentos da educação ambiental para alcançar o seu objetivo principal que é sensibilizar a todos. Nessa linha de proposta, se teve a ideia de utilizar a maquete como um instrumento de educação ambiental, pois se entendeu que melhor do que desenvolver apenas palestras, onde o teórico geralmente separa-se do prático, a maquete une as duas vertentes do ensino. A maquete foi desenvolvida por amadores e representa a estrutura física do CaVG com a implantação do decreto 5.940/06, demonstrando os benefícios que surgirão para o Campus através do desenvolvimento desse processo. Alguns dos benefícios trazidos é a geração de insumos agrícola agroecológicos
através da reutilização dos resíduos de origem úmida, a produção de objetos artesanais a partir dos resíduos que não serão encaminhados para as associações e/ou cooperativas, e a produção de papel reciclado a partir dos papeis já utilizados nos Campus. É importante destacar que a maquete foi construída a partir de materiais alternativos (papelão e outros), pois assim já se estará representando uma forma de reutilização de resíduos, técnica que se encaixa na gestão integrada dos resíduos sólidos. O motivo para se desenvolver este trabalho em uma Feira de Ciências é porque nota-se que esta atrai um grande público e assim a divulgação do trabalho e sensibilização sobre o Decreto atingirá um maior número de pessoas. E a justificativa de se querer levar este projeto para uma Feira a nível regional é porque assim, além de estar conscientizando outras pessoas sobre o Decreto, se estará incentivando a implantação da gestão integrada dos resíduos sólidos em outras escolas e instituições em geral, através da demonstração de que esse é um processo complexo, mas que traz diversos benefícios, inclusive econômicos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD: Certifico que participé de la concepción del trabajo, en parte o en la íntegra, que no omití cualesquiera ligaciones o acuerdos de financiación entre los autores y compañías que puedan tener interés en la publicación de este artículo. Certifico que el texto es original y que el trabajo, en parte o en la íntegra, o cualquier otro trabajo con contenido sustancialmente similar, de mi autoría, no fue enviado a otra revista y no lo será mientras su publicación esté siendo considerada por la Revista Educar Mais, sea en formato impreso o electrónico.
El autor responsable por el envío del trabajo representa todos los autores del mismo y, al enviar el artículo para la revista, está garantizando que tiene el permiso de todos para hacerlo. Del mismo modo, asegura que el artículo no viola derechos autorales y que no hay plágio en el trabajo. La revista no se responsabiliza por las opiniones emitidas.
La Revista Educar Mais es de acceso abierto (Open Access), sin que haya la necesidad de pagos de tasas, sea para submisión o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de Budapest Open Access Initiative (BOAI), o sea, los usuarios poseen el derecho de leer, bajar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos para los textos completos de los artículos en ella publicados.
Todos los artículos son publicados con la licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Los autores mantienen los derechos autorales sobre sus producciones, debiendo ser contactados directamente si hay interés en uso comercial de los trabajos.