Sensibilização do Campus Pelotas Visconde da Graça quanto à aplicação do Decreto 5.940/06
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.624Abstract
O presente trabalho se propõe a sensibilizar a comunidade escolar doInstituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas Visconde da Graça sobre a importância da implantação do Decreto 5.940/06 no mesmo. Este decreto “institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades de administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis e dá outras providências”. O CaVG é uma escola de origem agrícola caracterizado pela geração de uma grande diversidade de resíduos, destacando-se os de origem úmida. A partir disso, foi elaborado um plano de ação que estabelece as diretrizes para a implantação da gestão integrada dos resíduos sólidos no Campus. No entanto, percebe-se que a maior dificuldade para a real implantação do decreto é a conscientização e sensibilização da comunidade escolar, pois se entende que não será suficiente apenas a colocação de lixeiras na escola se as pessoas não tiverem a sensibilidade de direcionar seus resíduos aos locais adequados. Assim, surgiu este projeto que
se utiliza de diversos instrumentos da educação ambiental para alcançar o seu objetivo principal que é sensibilizar a todos. Nessa linha de proposta, se teve a ideia de utilizar a maquete como um instrumento de educação ambiental, pois se entendeu que melhor do que desenvolver apenas palestras, onde o teórico geralmente separa-se do prático, a maquete une as duas vertentes do ensino. A maquete foi desenvolvida por amadores e representa a estrutura física do CaVG com a implantação do decreto 5.940/06, demonstrando os benefícios que surgirão para o Campus através do desenvolvimento desse processo. Alguns dos benefícios trazidos é a geração de insumos agrícola agroecológicos
através da reutilização dos resíduos de origem úmida, a produção de objetos artesanais a partir dos resíduos que não serão encaminhados para as associações e/ou cooperativas, e a produção de papel reciclado a partir dos papeis já utilizados nos Campus. É importante destacar que a maquete foi construída a partir de materiais alternativos (papelão e outros), pois assim já se estará representando uma forma de reutilização de resíduos, técnica que se encaixa na gestão integrada dos resíduos sólidos. O motivo para se desenvolver este trabalho em uma Feira de Ciências é porque nota-se que esta atrai um grande público e assim a divulgação do trabalho e sensibilização sobre o Decreto atingirá um maior número de pessoas. E a justificativa de se querer levar este projeto para uma Feira a nível regional é porque assim, além de estar conscientizando outras pessoas sobre o Decreto, se estará incentivando a implantação da gestão integrada dos resíduos sólidos em outras escolas e instituições em geral, através da demonstração de que esse é um processo complexo, mas que traz diversos benefícios, inclusive econômicos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.