Sobre Conteúdo de Química a partir de um Experimento Envolvendo a Produção de Creme Repelente a Base de Citronela em Escola Estadual
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.585Resumen
O presente trabalho mostra uma abordagem diferenciada ao trabalharQuímica Orgânica dentro de uma perspectiva concreta. A instituição de ensino tem que investir no desempenho de seus professores, lutando para que eles sejam profissionais reflexivos, transformando-se, assim, em parceiros da educação, com possibilidades de discutir novos sistemas escolares de práticas pedagógicas a serem implantadas com vistas a um retorno eficaz de melhoria da qualidade do ensino e da conquista da confiança do aluno. A citronela é citada na literatura como um princípio ativo natural que necessita adição de outros compostos para apresentar efeito repelente, pois o óleo de citronela funciona mais como barreira física. Metodologia: A busca pela resposta a respeito da qualidade de um creme para insetos à base de citronela trouxe alguns entendimentos da Química Orgânica. A confecção do creme foi discutida a partir de estudos bibliográficos - basicamente houve a adição de uma base neutra com compostos orgânicos à base de citronela. Resultados: A primeira aplicação de composição, 100g de creme neutro mais 20% de base de citronela, não se mostrou eficiente, então se dobrou o percentual no composto para uma segunda aplicação, onde se obteve melhor resultado; mesmo assim
se decidiu experimentar uma terceira aplicação adicionando-se ainda 10g de eugenol retirado do cravo da índia e o resultado mostrou-se mais eficiente. Conclusão e Perspectivas: Com este trabalho podemos observar que as recomendações populares sem base científica nem sempre podem estar corretas e é necessária a investigação e a experimentação para comprová-las, a ciência deve estar em nossa vida diária.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD: Certifico que participé de la concepción del trabajo, en parte o en la íntegra, que no omití cualesquiera ligaciones o acuerdos de financiación entre los autores y compañías que puedan tener interés en la publicación de este artículo. Certifico que el texto es original y que el trabajo, en parte o en la íntegra, o cualquier otro trabajo con contenido sustancialmente similar, de mi autoría, no fue enviado a otra revista y no lo será mientras su publicación esté siendo considerada por la Revista Educar Mais, sea en formato impreso o electrónico.
El autor responsable por el envío del trabajo representa todos los autores del mismo y, al enviar el artículo para la revista, está garantizando que tiene el permiso de todos para hacerlo. Del mismo modo, asegura que el artículo no viola derechos autorales y que no hay plágio en el trabajo. La revista no se responsabiliza por las opiniones emitidas.
La Revista Educar Mais es de acceso abierto (Open Access), sin que haya la necesidad de pagos de tasas, sea para submisión o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de Budapest Open Access Initiative (BOAI), o sea, los usuarios poseen el derecho de leer, bajar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos para los textos completos de los artículos en ella publicados.
Todos los artículos son publicados con la licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Los autores mantienen los derechos autorales sobre sus producciones, debiendo ser contactados directamente si hay interés en uso comercial de los trabajos.