Sobre Conteúdo de Química a partir de um Experimento Envolvendo a Produção de Creme Repelente a Base de Citronela em Escola Estadual
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.585Abstract
O presente trabalho mostra uma abordagem diferenciada ao trabalharQuímica Orgânica dentro de uma perspectiva concreta. A instituição de ensino tem que investir no desempenho de seus professores, lutando para que eles sejam profissionais reflexivos, transformando-se, assim, em parceiros da educação, com possibilidades de discutir novos sistemas escolares de práticas pedagógicas a serem implantadas com vistas a um retorno eficaz de melhoria da qualidade do ensino e da conquista da confiança do aluno. A citronela é citada na literatura como um princípio ativo natural que necessita adição de outros compostos para apresentar efeito repelente, pois o óleo de citronela funciona mais como barreira física. Metodologia: A busca pela resposta a respeito da qualidade de um creme para insetos à base de citronela trouxe alguns entendimentos da Química Orgânica. A confecção do creme foi discutida a partir de estudos bibliográficos - basicamente houve a adição de uma base neutra com compostos orgânicos à base de citronela. Resultados: A primeira aplicação de composição, 100g de creme neutro mais 20% de base de citronela, não se mostrou eficiente, então se dobrou o percentual no composto para uma segunda aplicação, onde se obteve melhor resultado; mesmo assim
se decidiu experimentar uma terceira aplicação adicionando-se ainda 10g de eugenol retirado do cravo da índia e o resultado mostrou-se mais eficiente. Conclusão e Perspectivas: Com este trabalho podemos observar que as recomendações populares sem base científica nem sempre podem estar corretas e é necessária a investigação e a experimentação para comprová-las, a ciência deve estar em nossa vida diária.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.