AS CONTRIBUIÇÕES DA HORA DO CONTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COMPARTILHANDO IDEIAS
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.515Resumen
É de saber notório que os contos fazem parte do imaginário infantil sendo relevante trabalhar essa ideia na formação inicial de professores, a fim de atrair as crianças para o universo da literatura e, por conseguinte, trabalhar a imaginação e criatividade, dessa maneira, ajudar na formação de novos leitores. Partindo desse pressuposto, o presente projeto vem compartilhar uma experiência pedagógica desenvolvida com os alunos do 2° ano do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Ponche Verde. O projeto intitulado: Hora do conto: contar, ensinar e (re) encantar se trata de uma proposta colaborativa iniciada no ano de 2015 e se estende até o presente ano. O trabalho tinha o intuito de refletir sobre as práticas de leitura e a hora do conto na sala de aula; construir o painel de exposição das produções das crianças a partir das histórias contadas pelos alunos do Curso Normal; Contar histórias para os alunos da educação infantil e anos iniciais, bem como, buscar o trabalho colaborativo das professoras titulares mediante a aplicação da ficha de acompanhamento atividades sobre as histórias. O trabalho foi organizado através da construção de um painel para expor os trabalhos das crianças a partir das histórias contadas pelos alunos do Curso, confecção de fantoche, palitoche, dedoche. Dessa forma, o contar histórias agregou não apenas os clássicos infantis, mas que abordassem temas relativos a valores e habilidades vivenciados pelas crianças e, também, a cultura regional. Nesse sentido, foi realizada hora do conto desde a educação infantil aos anos iniciais de nossa escola com as mais variadas formas de proporcionar a interação das crianças. Após a hora do conto, busca-se um trabalho em conjunto com as professoras titulares através do preenchimento de uma ficha de aplicação.. O projeto não ficou restrito ao âmbito da escola, alçando voo, criamos a hora do conto itinerante em outras escolas do nosso município, incluindo, também, a Associação Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Com efeito, o projeto demonstrou a necessidade de reflexão acerca de práticas pedagógicas diferenciadas relacionadas à leitura, resgatando a hora do conto num momento alegre e agradável e, da mesma maneira, criar desde a tenra idade o hábito de leitura.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD: Certifico que participé de la concepción del trabajo, en parte o en la íntegra, que no omití cualesquiera ligaciones o acuerdos de financiación entre los autores y compañías que puedan tener interés en la publicación de este artículo. Certifico que el texto es original y que el trabajo, en parte o en la íntegra, o cualquier otro trabajo con contenido sustancialmente similar, de mi autoría, no fue enviado a otra revista y no lo será mientras su publicación esté siendo considerada por la Revista Educar Mais, sea en formato impreso o electrónico.
El autor responsable por el envío del trabajo representa todos los autores del mismo y, al enviar el artículo para la revista, está garantizando que tiene el permiso de todos para hacerlo. Del mismo modo, asegura que el artículo no viola derechos autorales y que no hay plágio en el trabajo. La revista no se responsabiliza por las opiniones emitidas.
La Revista Educar Mais es de acceso abierto (Open Access), sin que haya la necesidad de pagos de tasas, sea para submisión o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de Budapest Open Access Initiative (BOAI), o sea, los usuarios poseen el derecho de leer, bajar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos para los textos completos de los artículos en ella publicados.
Todos los artículos son publicados con la licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Los autores mantienen los derechos autorales sobre sus producciones, debiendo ser contactados directamente si hay interés en uso comercial de los trabajos.