Comunidad de aprendizaje de docentes en ferias y exposiciones de ciencias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4125

Palabras clave:

Formación de profesores, Comunidades de aprendizaje, Ferias y exposiciones científicas

Resumen

Este artículo presenta los principios teóricos que adoptamos a lo largo de una investigación que busca resaltar el diálogo y la proximidad entre escuela y universidad. En este contexto, abordaremos conceptos relacionados con la formación docente, con énfasis en las comunidades de aprendizaje y cómo éstas pueden interconectarse con proyectos de Ferias y Exposiciones Científicas (FMC). El objetivo principal es explorar cómo las experiencias formativas en comunidades de aprendizaje pueden contribuir a la promoción de proyectos de investigación, integrando teoría y práctica. La investigación se basa en autores que enfatizan la importancia de un proceso continuo y colaborativo en la formación docente. Las reflexiones presentadas resaltan cómo las Ferias y Exposiciones Científicas (FCM) desafían a los docentes a adoptar métodos que van más allá de los enfoques de enseñanza tradicionales, promoviendo un ambiente inclusivo y reflexivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sthefani dos Santos Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2023). Professora de Ensino Infantil da rede municipal de Rolante/RS. Formada em 2023 pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG em Licenciatura em Ciências Exatas com ênfase em Química e em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2023). Possui Curso Normal - Magistério (2015-2018), com experiência na Educação Infantil (2018-2019). Atuou como bolsista voluntária e remunerada no Projeto de Extensão Cultural Círculo de Leituras - Livros, Vidas, Histórias e Memórias (2020-2021) e como bolsista voluntária e remunerada no Projeto de Extensão Mostra de Ciência e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha (2021-2024). Participa do grupo de pesquisa CEAMECIM - Grupo de Pesquisa Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciência e Matemática.

Charles dos Santos Guidotti, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciado em Física (2011), Mestre em Educação em Ciências (2014) e Doutor em Educação em Ciências (2019) pela Universidade Federal do Rio Grande. Professor Adjunto no Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Coordenador Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da FURG. Líder do grupo de pesquisa CEAMECIM - Grupo de Pesquisa
Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciência e Matemática. Tem como temáticas principais de pesquisa: Formação de professores; investigação desde a sala de aula; Educação online.

Halana Garcez Borowsky, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2010), mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Atualmente é professora adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE/FURG). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe/USP) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat/UFSM). Atua especialmente em temas sobre Formação Docente, Atividade Pedagógica e Organização do Ensino.

Citas

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Comunidades aprendentes. In: FERRARO JÚNIOR, Luiz Antonio. Encontros e caminhos: formação de educadoras (es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005, p. 85-92.

COSTA, Patrícia de Vargas. O processo avaliativo no desenvolver projetos investigativos. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, RS. Disponível em: https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/fc8aacd0b11a8fa7b6912fec1d25321d.pdf. Acesso em: 23 mar. 2024.

GALIAZZI, Maria do Carmo; MORAES, Roque. Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 8, n. 2, p. 237-252, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/rpxWhrW3yfVZHTY9kSVyrxS/?lang=pt . Acesso em dez. de 2024.

GALIAZZI, Maria do Carmo; MORAES, Roque. Comunidades Aprendentes de Professores: uma proposta de formação no PIBID-FURG. Educação. ISBN: 978-85-419-0054-6. Ano: 2013. 280p. IN: "Comunidades Aprendentes de Professores: Uma Proposta de Formação no Pibid-FURG".

GUIDOTTI, Charles dos Santos; HECKLER, Valmir. Investigação Dialógica Na Sala De Aula De Ciências: Etnopesquisa-Formação Com Professores De Ciências Da Natureza. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 36, n. 113, p. 143–162, 2021. DOI: 10.21527/2179-1309.2021.113.143-162. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/10127. Acesso em: 23 mar. 2024.

KOLLING, Karlene Tatiana. A escola como espaço de formação de professores em comunidade: O movimento de pensar o desenvolvimento de projetos investigativos em Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 2, p. 148-158, 5 fev. 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12091. Acesso em: 13 set. 2023.

NÓVOA, Antônio. Devolver a formação de professores aos professores. Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES. Vitória, ES. a. 9, v. 18, n. 35, p. 11-22, jan./jun. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/educacao/article/download/4927/3772/9525. Acesso em: 13 mai. 2024.

WELLS, Gordon. (Ed.). Action, talk, and text: Learning and teaching through inquiry. New York: Teachers College Press, 2001.

WENGER, Étienne. Communities of practice: learning, meaning, and identity. 2ª reimpressão New York: Cambridge University, 1998.

Publicado

2025-04-22

Cómo citar

Silva, S. dos S., Guidotti, C. dos S., & Borowsky, H. G. (2025). Comunidad de aprendizaje de docentes en ferias y exposiciones de ciencias. Educar Mais, 9, 1–9. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4125

Número

Sección

Artículos