Learning Community of Teachers at Science Fairs and Exhibitions

Authors

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4125

Keywords:

Teacher training, Learning communities, Scientific fairs and exhibitions

Abstract

This article presents the theoretical principles that we adopted throughout a research project that seeks to highlight the dialogue and proximity between school and university. In this context, we will address concepts related to teacher training, with an emphasis on learning communities and how they can be interconnected with Science Fairs and Exhibitions (SCA) projects. The main objective is to explore how formative experiences in learning communities can contribute to the promotion of research projects, integrating theory and practice. The research is based on authors who emphasize the importance of a continuous and collaborative process in teacher training. The reflections presented show how Science Fairs and Exhibitions (SCA) challenge teachers to adopt methods that go beyond traditional teaching approaches, promoting an inclusive and reflective environment.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sthefani dos Santos Silva, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas - PPGECE, pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2023). Professora de Ensino Infantil da rede municipal de Rolante/RS. Formada em 2023 pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG em Licenciatura em Ciências Exatas com ênfase em Química e em Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI (2023). Possui Curso Normal - Magistério (2015-2018), com experiência na Educação Infantil (2018-2019). Atuou como bolsista voluntária e remunerada no Projeto de Extensão Cultural Círculo de Leituras - Livros, Vidas, Histórias e Memórias (2020-2021) e como bolsista voluntária e remunerada no Projeto de Extensão Mostra de Ciência e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha (2021-2024). Participa do grupo de pesquisa CEAMECIM - Grupo de Pesquisa Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciência e Matemática.

Charles dos Santos Guidotti, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciado em Física (2011), Mestre em Educação em Ciências (2014) e Doutor em Educação em Ciências (2019) pela Universidade Federal do Rio Grande. Professor Adjunto no Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Coordenador Institucional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da FURG. Líder do grupo de pesquisa CEAMECIM - Grupo de Pesquisa
Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciência e Matemática. Tem como temáticas principais de pesquisa: Formação de professores; investigação desde a sala de aula; Educação online.

Halana Garcez Borowsky, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2010), mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Atualmente é professora adjunta do Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE/FURG). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe/USP) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (GEPEMat/UFSM). Atua especialmente em temas sobre Formação Docente, Atividade Pedagógica e Organização do Ensino.

References

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Comunidades aprendentes. In: FERRARO JÚNIOR, Luiz Antonio. Encontros e caminhos: formação de educadoras (es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005, p. 85-92.

COSTA, Patrícia de Vargas. O processo avaliativo no desenvolver projetos investigativos. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, RS. Disponível em: https://sistemas.furg.br/sistemas/sab/arquivos/bdtd/fc8aacd0b11a8fa7b6912fec1d25321d.pdf. Acesso em: 23 mar. 2024.

GALIAZZI, Maria do Carmo; MORAES, Roque. Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 8, n. 2, p. 237-252, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/rpxWhrW3yfVZHTY9kSVyrxS/?lang=pt . Acesso em dez. de 2024.

GALIAZZI, Maria do Carmo; MORAES, Roque. Comunidades Aprendentes de Professores: uma proposta de formação no PIBID-FURG. Educação. ISBN: 978-85-419-0054-6. Ano: 2013. 280p. IN: "Comunidades Aprendentes de Professores: Uma Proposta de Formação no Pibid-FURG".

GUIDOTTI, Charles dos Santos; HECKLER, Valmir. Investigação Dialógica Na Sala De Aula De Ciências: Etnopesquisa-Formação Com Professores De Ciências Da Natureza. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 36, n. 113, p. 143–162, 2021. DOI: 10.21527/2179-1309.2021.113.143-162. Disponível em: https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/article/view/10127. Acesso em: 23 mar. 2024.

KOLLING, Karlene Tatiana. A escola como espaço de formação de professores em comunidade: O movimento de pensar o desenvolvimento de projetos investigativos em Ciências. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, n. 2, p. 148-158, 5 fev. 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12091. Acesso em: 13 set. 2023.

NÓVOA, Antônio. Devolver a formação de professores aos professores. Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES. Vitória, ES. a. 9, v. 18, n. 35, p. 11-22, jan./jun. 2012. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/educacao/article/download/4927/3772/9525. Acesso em: 13 mai. 2024.

WELLS, Gordon. (Ed.). Action, talk, and text: Learning and teaching through inquiry. New York: Teachers College Press, 2001.

WENGER, Étienne. Communities of practice: learning, meaning, and identity. 2ª reimpressão New York: Cambridge University, 1998.

Published

2025-04-22

How to Cite

Silva, S. dos S., Guidotti, C. dos S., & Borowsky, H. G. (2025). Learning Community of Teachers at Science Fairs and Exhibitions. Educar Mais, 9, 1–9. https://doi.org/10.15536/reducarmais.9.2025.4125