A pandemia na educação: vivências de professores da educação básica de Uruguaiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2939

Palavras-chave:

Ensino remoto emergencial, Docentes, Pesquisa de opinião

Resumo

A pandemia do novo coronavírus (SARSCoV-2) atingiu vários setores da sociedade, entre eles a educação. Para conter a disseminação do vírus, utilizou-se, como prevenção, o distanciamento social e a suspenção das aulas presenciais, resultando na adoção do ensino remoto emergencial. Todavia, sabe-se, da desigualdade social existente no Brasil, que refletiu, principalmente, na educação pública, pois a maioria dos alunos não possui acesso a ferramentas digitais e à internet. Nessa perspectiva, o objetivo do trabalho foi investigar os efeitos da pandemia na educação na visão dos professores da cidade de Uruguaiana, RS. Usou-se como estratégia a pesquisa de opinião pública, a partir de um questionário disponibilizado online aos professores de escolas públicas da cidade. Percebeu-se que os docentes, apesar das inquietações, do pensar na aprendizagem prejudicada, objetivam o desenvolvimento de novas aprendizagens no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Karem Suzete Pires Garcia, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Licenciada em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Pampa – Unipampa, com Especialização em Ciências da Natureza, suas tecnologias e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí Centro de Educação Aberta e a Distância- CEAD/UFP. É integrante do grupo de pesquisa G-Mega-, Grupo potencializador de ensino- aprendizagem significativa da Unipampa.

Fabiane Ferreira da Silva, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Doutora e mestra em Educação em Ciências, graduada em Química Licenciatura/Habilitação Ciências. Professora associada da Universidade Federal do Pampa, com exercício no Campus Uruguaiana. Atua no Curso de Ciências da Natureza - Licenciatura e no PPG em Educação em Ciências. Tem experiência na área de Educação, Educação em Ciências e Química, com ênfase na formação inicial e continuada de professoras(es), atuando principalmente com os seguintes temas: currículo, ensino de ciências e química, corpo, gênero, sexualidade, relações étnico-raciais e cultura. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Tuna – Gênero, Educação e Diferença da Unipampa. Integrante do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola da FURG.

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

Pires Garcia, K. S., & Ferreira da Silva, F. . (2022). A pandemia na educação: vivências de professores da educação básica de Uruguaiana. Revista Educar Mais, 6, 1059–1077. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2939

Edição

Seção

Artigos