Relato de experiência: programa de aperfeiçoamento didático em patologia geral e sistemas na pandemia COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2836

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado;, Ensino, Educação científica

Resumo

A combinação de diversos elementos leva a uma boa qualidade de ensino, dentre os quais pode-se destacar a preparação dos discentes e docentes. O estágio em docência vai muito além de aprender a ministrar uma aula, pois o professor que se sente comprometido com seu aluno faz uso de recursos que proporcionarão sua motivação e aprendizagem real.  O Programa de Aperfeiçoamento Didático é um Programa Institucional da Universidade Federal de São Paulo que atende a política de formação docente de pós-graduandos de Programas de Pós-Graduação , tendo como objetivo o desenvolvimento para a prática docente em todos os seus aspectos. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência deste estágio em docência na unidade curricular de Patologia, para o segundo ano de graduação do curso de bacharel em Enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. A atuação dos estagiários envolveu preparar e lecionar aulas supervisionadas, além de realizar e tutoria para a apresentação dos trabalhos finais da disciplina, entre outras atividades. Foram obtidos ótimos resultados quanto à interação entre estagiários e alunos, e o processo foi uma experiência ímpar, pois os estagiários passaram de uma posição de “recebedor” para “fornecedor” do saber, tendo como desafio democratizar o conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Salles, UNIFESP

Possui graduação em Biomedicina pelo Centro Universitário São Camilo (2013), mestrado em Patologia, Departamento de Patologia Universidade Federal de São Paulo/EPM (2017) e é atualmente doutoranda nesta mesma universidade, atuando principalmente em linhas de pesquisa relacionadas a tumores cerebrais. Tem experiência na área de anatomia patológica; setores de triagem, preparo de peças cirúrgicas, macroscopia, histotécnica, imunohistoquímica e citologia, com ênfase em procedimentos de colorações específicas.

Debora de Souza Santos, UNIFESP

Graduação concluida no curso de Biomedicina (2015/2018), bolsista ProUni pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, Projeto de Iniciação Científica concluída (Março de 2015 a agosto de 2018) no programa de Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde, atuando nas áreas de Cultura Celular, Imunologia e Biologia molecular, auxílio financeiro concluído da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. Habilitada em biologia molecular e análises clínicas. Mestrado em Andamento (2019/2021) em Patologia na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP), professora de Anatomia e fisiologia em INTECNETWORK.

Andréa Cristina de Moraes Malinverni, UNIFESP

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991), aprimoramento e especialização em Citogenética Humana, Departamento de Genética -FCM/UNICAMP (1991-1993), Fellow - Reproductive Human Institute, Illinois Masonic Medical Center Chicago (1998), e doutorado em Ciências, Departamento de Patologia - Universidade Federal de São Paulo/EPM (2003) . Vinte anos de experiência em Laboratório de Citogenética Humana com ênfase em cultura de células, análise de cariótipos de abortamentos, líquido amniótico, vilosidade coriônica, sangue periférico e citogenética molecular. 2003 a julho de 2014 atuou como diretora, gestora laboratorial e científica em laboratório privado e, a partir de agosto de 2014 passou a dedicar-se tempo integral à Universidade, atualizando-se na área de Genética e Patologia Molecular no Departamento de Patologia e Disciplina de Genética, UNIFESP/EPM. Atualmente, finalizou o pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Patologia - EPM/UNUFESP (2016 a 2018), recebeu o Título de Professor Afiliado pela Congregação da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP), é pesquisadora e orientadora permanente no Programa de Pós-Graduação em Patologia do Departamento de Patologia, EPM/UNIFESP, Membro relator do Comitê de Ética em Pesquisa - UNIFESP e cursa o segundo pós-doutorado do Programa de Pós Doc Nacional da CAPES (PNPD).

Referências

ALBUQUERQUE, Carlos. Processo Ensino?Aprendizagem: Características do Professor Eficaz. Millenium - Journal of Education, Technologies, and Health, v. 39, p. 55?71., fev. 2016.

FERRAZ, Roselane Duarte. Estágio Supervisionado Na Formação Do Pedagogo: contribuições e desafios. Revista Encantar, v. 2, p. 01-12, jun. 2020.

SOARES, Sandra Regina; CUNHA, Maria Isabel. Qualidade do ensino de graduação: concepções de docentes pesquisadores. Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 22, p. 316-331, jul. 2017.

CAMARGO, Carmen Aparecida Cardoso Maia; FERREIRA CAMARGO, Marcio Antonio; OLIVEIRA SOUZA, Virginia de. A importância da motivação no processo ensino-aprendizagem. Revista Thema, v. 16, n. 3, p. 598–606, out. 2019.

MARCHELLI, Paulo Sergio; DIAS, Carmen Lúcia; SCHIMIDT, Ivone Tambelli. Autonomia e mudança na escola: novos rumos dos processos de ensino- aprendizagem do Brasil. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 25, n. 78, p. 271-81, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 34ª edição. São Paulo: Paz e Terra, p. 11-20, 2006.

FIORENTINI, Dario. Tornando-se professores de matemática: O caso de Allan em Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. In: FIORENTINI, D (org.). Formação de professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado das letras, 2003. p. 121-156.

CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino [online]. Disponivel em: http://repositorio.idaam.edu.br/jspui/handle/prefix/1157. Acesso em 13 de maio de 2022.

DOS SANTOS SILVA, Douglas; ANDRADE, Leane Amaral Paz; DOS SANTOS, Silvana Maria Pantoja. Alternativas de ensino em tempo de pandemia. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e424997177-e424997177, 2020.

Downloads

Publicado

2022-05-23

Como Citar

Salles, D., de Souza Santos, D., & Cristina de Moraes Malinverni, A. (2022). Relato de experiência: programa de aperfeiçoamento didático em patologia geral e sistemas na pandemia COVID-19 . Revista Educar Mais, 6, 523–529. https://doi.org/10.15536/reducarmais.6.2022.2836

Edição

Seção

Artigos