Educação Ambiental e Gestão Escolar: aplicação de matriz de indicadores em escolas de Curitiba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2597

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Gestão Escolar, Matriz de Indicadores

Resumo

A Educação Ambiental (EA) pode ser considerada como um processo contínuo e permanente de aprendizagem para a cidadania socioambiental, assim como uma política pública contemplada em legislações nacionais, estaduais e municipais. Neste estudo, buscou-se avaliar como a Gestão Democrática reverbera no desenvolvimento e na prática da EA nas escolas públicas da rede estadual do município de Curitiba – PR. A avaliação deu-se por meio da aplicação de uma Matriz de Indicadores de EA, instrumento adaptado para uso em uma plataforma online. Os resultados demonstraram que há um caminho a ser percorrido para a construção da gestão democrática nas escolas, mas existem iniciativas e propostas que representam potencialidades (como a construção do PPP fundada nos princípios da gestão democrática e sustentabilidade) e também limitações para avançar.

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Biografia do Autor

Suellen Antunes Detzel, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Estudante de Ciências Biológicas  (Licenciatura e Bacharelado) na Universidade Federal do Paraná.

Marília Andrade Torales-Campos, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professora Associada da Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela. Mestre em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande. Licenciada em Pedagogia. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (GPEACS).

Solange Reiguel Vieira, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidades Tecnológica Federal do Paraná. Especialista em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis. Graduada em Geografia. Atuou como Técnica Pedagógica de Educação Ambiental na Secretaria de Estado da Educação do Paraná entre 2012 e 2014. Professora de Geografia da Rede Estadual de Ensino do Paraná desde 2005. Pesquisadora na área da Educação Ambiental do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental e Cultura da Sustentabilidade (GPEACS).

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Publicado

2021-10-06

Como Citar

Detzel, S. A., Torales-Campos, M. A., & Vieira, S. R. (2021). Educação Ambiental e Gestão Escolar: aplicação de matriz de indicadores em escolas de Curitiba. Revista Educar Mais, 5(5), 1255–1271. https://doi.org/10.15536/reducarmais.5.2021.2597

Edição

Seção

Artigos