Educación emocional: intervención en una Escuela Secundaria de Pernambuco

Autores/as

  • Mariana Arantes Universidade Federal de Pernambuco
  • Aurino Lima Ferreira Universidade Federal de Pernambuco
  • Eugênia Paula Cordeiro Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Pernambuco.
  • Carla Campos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1954

Palabras clave:

: Educación emocional; Habilidades socioemocionales; Formación humana; Inteligencia emocional.

Resumen

Este artículo presenta los resultados de una investigación centrada en el cultivo de las emociones en la educación, con la participación de dos investigadores, cuatro co-profesores de investigación y 139 estudiantes de primer año de secundaria de una escuela de referencia estatal en la Región Metropolitana de Recife, Pernambuco. Adoptamos un enfoque cualitativo, exploratorio y con propósito a través de la investigación-acción. Los análisis se realizaron de forma interpretativa con el apoyo del software Iramuteq. La intervención indicó la importancia de: mantener una escucha sensible de las experiencias de los participantes; percibir a los docentes como co-investigadores, entendiendo que los fundamentos teóricos integrados en su experiencia práctica generan conocimientos y que se deben respetar las singularidades de cada docente. El desarrollo de habilidades como el autoconocimiento y la autogestión estimuló el entendimiento mutuo, promoviendo la empatía entre los participantes (docente-alumnos y alumnos entre ellos), y contribuyó a la regulación de la impulsividad, brindando relaciones más humanizadas en el entorno escolar en el enfoque y en la vida en sociedad.

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Biografía del autor/a

Mariana Arantes, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Pesquisadora do Núcleo de Educação e Espiritualidade (NEE/UFPE); Diretora do Portal Educação Emocional (https://www.educacaoemocional.com.br); Especialista em Educação Emocional e Administração de Empresas; Graduada em Comunicação Social (Jornalismo); Atua com os seguintes temas: Educação Emocional, Inteligência Emocional; Formação Docente, Integralidade e Espiritualidade na Educação.

Aurino Lima Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco (Departamento de Psicologia e Orientação Educacionais). Desenvolve atividades de extensão e pesquisa no Núcleo Educacional Irmãos Menores de Francisco de Assis (NEIMFA), comunidade do Coque, Recife, PE. Pesquisador e Professor do Núcleo Educação e Espiritualidade do Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE. Tem experiência na área de Educação e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Transpessoal , Positiva e Integral, Psicologia social/comunitária, Educação não-formal, Dinâmica de Grupo, Relações Interpessoais, Fenomenologia (Merleau-Ponty), Sexualidade, Resiliência, Espiritualidade Integral (Ken Wilber), Processos afetivos e interativos na educação, Intervenções psicossocias, Psicologia do Desenvolvimento (infância e adolescência).

Eugênia Paula Cordeiro, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Pernambuco.

Possui graduação em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco (1988), mestrado (2004) e doutorado (2012) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Pernambuco, atuando nos cursos tecnológicos, principalmente nas áreas de relações interpessoais e metodologia da pesquisa. Participa como colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE. Desenvolve pesquisas em Educação voltadas para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de valores. Adota uma perspectiva multidimensional e integral do ser humano. Áreas de estudo: formação humana, espiritualidade e educação, habilidades socioemocionais e de valores, o cuidado de si, aspectos psicológicos da filosofia oriental.

Carla Campos, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda vinculada ao Núcleo de Pesquisa em Educação e Espiritualidade da Universidade Federal de Pernambuco (NEE/UFPE), com formação em Ciências Sociais (UFPE), desenvolvendo pesquisa participativa no campo da educação emocional com mulheres, em contexto de periferia urbana e na perspectiva da formação humana. Possui experiência com políticas públicas de gênero, educação social e popular e práticas integrativas e complementares em saúde.

Citas

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Publicado

2020-10-21 — Actualizado el 2020-10-27

Versiones

Cómo citar

Arantes, M., Lima Ferreira, A., Paula Cordeiro, E. ., & Campos, C. (2020). Educación emocional: intervención en una Escuela Secundaria de Pernambuco. Educar Mais, 4(3), 686–702. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1954 (Original work published 21 de octubre de 2020)

Número

Sección

Artículos