Tratamento figural utilizando o Geoplano Octododecágono: um espaço de trabalho geométrico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.40-56.1655

Palabras clave:

Tratamento Figural, Geometria, Espaço de Trabalho Geométrico, Visualização.

Resumen

No artigo, apresentam-se resultados de uma investigação que teve por objetivo verificar como estudantes de um mestrado resolviam uma situação-problema para construir o artefato Geoplano Octododecágono e resolver um problema de geometria plana utilizando registros figurais. Após a resolução do problema e a construção desse objeto, os estudantes o utilizaram, juntamente com atilhos elásticos, para obter soluções de uma das investigações. A partir desse registro, iniciou-se o desenvolvimento de habilidade visual, a qual continuou com o segundo tipo, no software GeoGebra. Concluiu-se que a didática envolvida no Espaço de Trabalho Geométrico – ETG organizado, envolvendo o professor, alunos e uma instituição de ensino superior, permitiu, a partir desses tipos de registros figurais, desenvolver visualização como constructo mental.

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Biografía del autor/a

José Carlos Pinto Leivas, Universidade Franciscana

Doutor. Universidade Franciscana, Santa Maria, RS, Brasil

Carmen Vieira Mathias, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Matemática - UFSM

Anne Desconsi Hasselmann Bettin, Professor do Ensino Básico do Estado do Rio Grande do Sul

Professor do Ensino Básico do Estado do Rio Grande do Sul

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Publicado

2019-12-28

Cómo citar

Leivas, J. C. P., Mathias, C. V., & Hasselmann Bettin, A. D. (2019). Tratamento figural utilizando o Geoplano Octododecágono: um espaço de trabalho geométrico. Educar Mais, 4(1), 40–56. https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.40-56.1655

Número

Sección

Artículos