RESGATE DA CULTURA RURAL NA ESCOLA DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.707Abstract
O trabalho foi realizado com 15 alunos do 9º ano, com o propósito de desenvolver as aulas teóricas de Técnicas Agrícolas em Práticas Agrícolas, procurando a parceria dos pais dos alunos, tendo as atividades rurais na realidade em suas localidades. Proporcionar e buscar o interesse do aluno nas práticas rurais do campo para nossa escola e para vida dos nossos alunos e o amor pela cultura do campo que hoje esta cada vez mais abandonada pelo jovem. Este projeto foi desenvolvido através de reuniões com os pais e comunidade possibilitando as visitações nas suas propriedades; foi produzido um diário de bordo e um portfólio/acompanhamento de vacinação e marcação de gado, ordenha de vaca de leite, aprendemos a fazer queijo, plantio de aveia e azevem, plantio e produção na horta, nascimento de pintos, cordeiros, leitões, bezerros, carpas em açude, construção de um calendário de vacinas para os animais e conhecimento de doenças a serem prevenidas e confecção de uma maquete. Os resultados alcançados foram satisfatórios, despertou o interesse dos jovens pelo trabalho do campo dando continuidade inclusive nas suas casas. Aprendemos, construímos conhecemos práticas rurais que somaram na vida dos alunos e de todos que participaram. Este trabalho contribuiu de forma decisiva na ampliação da aprendizagem e troca de experiências, permitindo levar ao aluno satisfação de forma significativa, empenhando estes para um desafio no campo das práticas diárias da vida rural, e como educadora estou inserida neste percurso, procurando levar novos sentidos a disciplina, procurando fazer um trabalho de sensibilização. As Práticas Agrícolas nas escolas rurais devem proporcionar o estímulo aos seus alunos, que moram no campo e muitas vezes não são incentivados a continuar esta cultura. No entanto, é preciso despertar o conhecimento e resgatar nos alunos o amor pela terra e tudo o que ela tem para oferecer seja em Agricultura ou Pecuária.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.