RESGATE DA CULTURA RURAL NA ESCOLA DO CAMPO
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.707Resumen
O trabalho foi realizado com 15 alunos do 9º ano, com o propósito de desenvolver as aulas teóricas de Técnicas Agrícolas em Práticas Agrícolas, procurando a parceria dos pais dos alunos, tendo as atividades rurais na realidade em suas localidades. Proporcionar e buscar o interesse do aluno nas práticas rurais do campo para nossa escola e para vida dos nossos alunos e o amor pela cultura do campo que hoje esta cada vez mais abandonada pelo jovem. Este projeto foi desenvolvido através de reuniões com os pais e comunidade possibilitando as visitações nas suas propriedades; foi produzido um diário de bordo e um portfólio/acompanhamento de vacinação e marcação de gado, ordenha de vaca de leite, aprendemos a fazer queijo, plantio de aveia e azevem, plantio e produção na horta, nascimento de pintos, cordeiros, leitões, bezerros, carpas em açude, construção de um calendário de vacinas para os animais e conhecimento de doenças a serem prevenidas e confecção de uma maquete. Os resultados alcançados foram satisfatórios, despertou o interesse dos jovens pelo trabalho do campo dando continuidade inclusive nas suas casas. Aprendemos, construímos conhecemos práticas rurais que somaram na vida dos alunos e de todos que participaram. Este trabalho contribuiu de forma decisiva na ampliação da aprendizagem e troca de experiências, permitindo levar ao aluno satisfação de forma significativa, empenhando estes para um desafio no campo das práticas diárias da vida rural, e como educadora estou inserida neste percurso, procurando levar novos sentidos a disciplina, procurando fazer um trabalho de sensibilização. As Práticas Agrícolas nas escolas rurais devem proporcionar o estímulo aos seus alunos, que moram no campo e muitas vezes não são incentivados a continuar esta cultura. No entanto, é preciso despertar o conhecimento e resgatar nos alunos o amor pela terra e tudo o que ela tem para oferecer seja em Agricultura ou Pecuária.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD: Certifico que participé de la concepción del trabajo, en parte o en la íntegra, que no omití cualesquiera ligaciones o acuerdos de financiación entre los autores y compañías que puedan tener interés en la publicación de este artículo. Certifico que el texto es original y que el trabajo, en parte o en la íntegra, o cualquier otro trabajo con contenido sustancialmente similar, de mi autoría, no fue enviado a otra revista y no lo será mientras su publicación esté siendo considerada por la Revista Educar Mais, sea en formato impreso o electrónico.
El autor responsable por el envío del trabajo representa todos los autores del mismo y, al enviar el artículo para la revista, está garantizando que tiene el permiso de todos para hacerlo. Del mismo modo, asegura que el artículo no viola derechos autorales y que no hay plágio en el trabajo. La revista no se responsabiliza por las opiniones emitidas.
La Revista Educar Mais es de acceso abierto (Open Access), sin que haya la necesidad de pagos de tasas, sea para submisión o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de Budapest Open Access Initiative (BOAI), o sea, los usuarios poseen el derecho de leer, bajar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos para los textos completos de los artículos en ella publicados.
Todos los artículos son publicados con la licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Los autores mantienen los derechos autorales sobre sus producciones, debiendo ser contactados directamente si hay interés en uso comercial de los trabajos.