O Estudo dos Solos e a Prática da Compostagem como Alternativa de Manejo Sustentável de Resíduos Orgânicos
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.604Abstract
A questão ambiental, que tem sido percebida em toda a extensão da
sociedade e largamente discutida nas salas de aula, é abordada neste trabalho com foco na análise dos diferentes tipos de solo e na prática da compostagem como alternativa para o manejo sustentável do cultivo de vegetais. A compostagem doméstica foi a prática escolhida para ser desenvolvida pelo 4º ano da Escola Pio XII. Inicialmente, estudaram-se as características de cada tipo de solo e promoveu-se uma reflexão sobre a quantidade de lixo produzido pelos centros urbanos.
Em seguida elaborou-se uma exposição teórica sobre o processo de
compostagem, os problemas decorrentes da inadequada disposição do lixo e a importância dos decompositores na reciclagem da matéria.
Partindo para a prática, foi disponibilizado pela direção um local de fácil
acesso para a construção da composteira. Optou-se por construí-la no próprio solo, constituindo-se de 3 buracos medindo 3m3 cada, e cuidadosamente cobertos com armações de lona e madeira. Após a adequação do local, partiuse para a identificação, através de pesquisas, dos resíduos que poderiam ser compostados e quais seriam inadequados.
O projeto ainda não se encontra totalmente concluído, sendo a etapa em
andamento a de monitoramento e armazenagem dos resíduos orgânicos. Os alunos têm se revezado em “visitas” à composteira, a fim de revolver o material e introduzir o ar atmosférico, rico em oxigênio e consumido pelos microrganismos presentes no composto.Apesar do projeto ainda estar em andamento, já é possível analisar que
os alunos passaram a observar com mais atenção as questões relacionadas ao desperdício de recursos naturais e a importância de se encontrar alternativas criativas e viáveis que, no mínimo, amenizem certos impactos ambientais.
Assim, visualiza-se na “prática” como a natureza é capaz de regenerarse
em um ciclo perfeito, cabendo ao ser humano a simples e imprescindível
missão de respeitar.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.