O Estudo dos Solos e a Prática da Compostagem como Alternativa de Manejo Sustentável de Resíduos Orgânicos
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2012.%25p.604Resumen
A questão ambiental, que tem sido percebida em toda a extensão da
sociedade e largamente discutida nas salas de aula, é abordada neste trabalho com foco na análise dos diferentes tipos de solo e na prática da compostagem como alternativa para o manejo sustentável do cultivo de vegetais. A compostagem doméstica foi a prática escolhida para ser desenvolvida pelo 4º ano da Escola Pio XII. Inicialmente, estudaram-se as características de cada tipo de solo e promoveu-se uma reflexão sobre a quantidade de lixo produzido pelos centros urbanos.
Em seguida elaborou-se uma exposição teórica sobre o processo de
compostagem, os problemas decorrentes da inadequada disposição do lixo e a importância dos decompositores na reciclagem da matéria.
Partindo para a prática, foi disponibilizado pela direção um local de fácil
acesso para a construção da composteira. Optou-se por construí-la no próprio solo, constituindo-se de 3 buracos medindo 3m3 cada, e cuidadosamente cobertos com armações de lona e madeira. Após a adequação do local, partiuse para a identificação, através de pesquisas, dos resíduos que poderiam ser compostados e quais seriam inadequados.
O projeto ainda não se encontra totalmente concluído, sendo a etapa em
andamento a de monitoramento e armazenagem dos resíduos orgânicos. Os alunos têm se revezado em “visitas” à composteira, a fim de revolver o material e introduzir o ar atmosférico, rico em oxigênio e consumido pelos microrganismos presentes no composto.Apesar do projeto ainda estar em andamento, já é possível analisar que
os alunos passaram a observar com mais atenção as questões relacionadas ao desperdício de recursos naturais e a importância de se encontrar alternativas criativas e viáveis que, no mínimo, amenizem certos impactos ambientais.
Assim, visualiza-se na “prática” como a natureza é capaz de regenerarse
em um ciclo perfeito, cabendo ao ser humano a simples e imprescindível
missão de respeitar.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARACIÓN DE RESPONSABILIDAD: Certifico que participé de la concepción del trabajo, en parte o en la íntegra, que no omití cualesquiera ligaciones o acuerdos de financiación entre los autores y compañías que puedan tener interés en la publicación de este artículo. Certifico que el texto es original y que el trabajo, en parte o en la íntegra, o cualquier otro trabajo con contenido sustancialmente similar, de mi autoría, no fue enviado a otra revista y no lo será mientras su publicación esté siendo considerada por la Revista Educar Mais, sea en formato impreso o electrónico.
El autor responsable por el envío del trabajo representa todos los autores del mismo y, al enviar el artículo para la revista, está garantizando que tiene el permiso de todos para hacerlo. Del mismo modo, asegura que el artículo no viola derechos autorales y que no hay plágio en el trabajo. La revista no se responsabiliza por las opiniones emitidas.
La Revista Educar Mais es de acceso abierto (Open Access), sin que haya la necesidad de pagos de tasas, sea para submisión o procesamiento de los artículos. La revista adopta la definición de Budapest Open Access Initiative (BOAI), o sea, los usuarios poseen el derecho de leer, bajar, copiar, distribuir, imprimir, buscar y hacer links directos para los textos completos de los artículos en ella publicados.
Todos los artículos son publicados con la licencia Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Los autores mantienen los derechos autorales sobre sus producciones, debiendo ser contactados directamente si hay interés en uso comercial de los trabajos.