A INCLUSÃO DE ALUNOS DEFICIENTES NA SALA REGULAR: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.511Abstract
Este estudo visa compreender qual a percepção dos alunos, de graduação do Curso de Licenciatura em Matemática a Distância- UFPEL, sobre a inclusão dos alunos com deficiencias na sala de aula regular. Segundo a legislação brasileira, são considerada pessoas com deficiências aquelas que tem impedimentos físicos, mentais, intelectuais ou sensoriais de longo prazo que possam afetar sua participação na sociedade em igualdade de condições. Foi proposto aos acadêmicos matriculados nos Eixos de Álgebra Funcional, Geometrias: Tratamento Analítico e Modelagem no primeiro semestre de 2016 a participação em um fórum específico sobre inclusão dos alunos deficientes na sala regular, a partir do Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado pelo curso, o Moodle. Para análise das inserções dos fóruns foi utilizada a Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007; MORAES, 2003). Constataram-se por meio de um estudo exploratório, de caso, a partir das escritas nos fóruns, duas categorias norteadoras: dos professores preparados e dos professores não preparados para trabalhar com as questões da inclusão. Observou-se que em ambas as categorias, de maneira geral, os discentes revelaram preocupação quanto a receberem nas salas regulares alunos deficiêntes. Foram, colocadas situações reais com preocupações pertinentes referente à falta de recursos físicos e humanos para trabalhar com as diferentes necessidades especials. Entre elas, a falta de material adequado, local próprio para atendimento, a garantia, prevista em lei, de um monitor e/ou professor, apto para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e a carência de capacitação docente. Destacam-se algumas inserções dos acadêmicos que relatam casos bem sucedidos da inclusão, onde existem docentes que de fato se preocupam em incluir o seu aluno deficiente. A relevância deste estudo reside na necessidade de uma discussão sobre o tema inclusão especialmente em espaços de formação docente. Faz-se necessário que o professor reflita sobre os desafios que irá encontrar em suas salas de aulas. Aventa-se que, enquanto formadores, emerge urgentemente uma necessidade de buscar novas práticas e formas de avaliação diferenciada que visem atender esta clientela, objetivando buscar caminhos alternativos na prática pedagógica dos futuros docentes que realmente contribuam no processo de aprendizagem dos alunos com deficiência.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.