O SAMBA NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889-1930): UMA POSSIBILIDADE DE UMA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM AULAS DE HISTÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.501Abstract
Este artigo visa analisar uma prática pedagógica realizada junto a uma turma do Curso Técnico em Química, modalidade integrado do IFSUL, Campus Pelotas, no segundo semestre de 2016, em que se buscou identificar como a história do samba pode ser utilizada para abordar a educação das relações étnico-raciais nas aulas de História, do ensino médio técnico. Os dados que serviram de base para essa análise foram registrados por meio de um questionário com quatro questões fechadas e uma questão aberta que desafiaram aos alunos a refletir sobre o samba e sua origem. A primeira questão do referido instrumento teve como objetivo perceber se os alunos reconheciam quais gêneros musicais, entre eles o samba, eram de origem afro-brasileira. Para isso, os alunos escutaram diferentes músicas enquanto anotaram no questionário. A questão dois buscou perceber se os discentes conheciam quais instrumentos fazem parte tradicionalmente do samba, para isso foi disponibilizado a imagem dos seguintes instrumentos: cuíca, banjo, cavaquinho, piano, pandeiro, arpa, tamborim, reco-reco e agogô. Com a questão três pretendeu-se identificar se os alunos identificavam a Bahia como localidade de origem do samba, pois geralmente pensa-se que é o Rio de Janeiro, local onde ele se fortaleceu. A questão quatro visou investigar se os alunos já tiveram contato com alguns sambistas, para isso uma lista com vários artistas foi disponibilizada. A última questão foi elaborada para diagnosticar se os estudantes relacionavam a questão étnico-racial com o gênero musical, para isso contou com um depoimento do sambista João da Baiana e uma imagem da pintura “batuque” de Rugendas, a partir desse material os alunos deveriam apontar alguns motivos por que o samba foi perseguido na Primeira República (1889-1930). Os dados coletados junto aos alunos estão em fase de categorização, mas já é possível afirmar que a temática em questão possibilita retomar a história e a Cultura Afro-brasileira, conforme indicado pela lei 10.639/03, bem como visualizar de forma prática como a cultura Afro-brasileira dialoga e conectasse com o cotidiano atual dos discentes. Cumula-se a isso a possibilidade de refletir de forma crítica sobre a formação cultural da sociedade brasileira, estabelecer um canal lúdico e interativo com os estudantes e apontar novas possibilidades metodológicas para o trato da temática racial. Por fim, o samba, assim como diversas outras temáticas do nosso cotidiano podem se consolidar como um canal de reflexão sobre a cultura negra no Brasil.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARATION OF RESPONSIBILITY: I hereby certify that I partially or fully participated in the conception of the work, that I did not hide any links or financial agreements between the authors and companies that may be interested in this article publication. I certify that the text is original and that the work, partially or fully, or any other work with a substantially similar content written by me, was not sent to any other journal and it will not be send while my submission is being considered by Revista Educar Mais, whether in printed or electronic format.
The author responsible for the submission represents all the authors of the manuscript and, when sending the article to the journal, guarantees s/he has obtained the permission to do so, as well as s/he guarantees the article does not infringe upon anyone’s copyright nor violate any proprietary rights. The journal is not responsible for the opinions expressed.
Revista Educar Mais is Open Access, does not charge any fees, whether for submission or article processing. The journal adopts Budapest Open Access Initiative (BOAI)’s definition, i.e., any users are permitted to read, download, copy, distribute, print, search and link to the full texts of these articles.
All the articles are published under the Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional license. The authors keep the copyright of their production. That way, they must be contacted directly if there is any interest in commercial use of their work.